Cada dia mais a Inteligência Artificial (IA) está ficando popular e transformando diversas áreas da sociedade. No cenário agitado da educação moderna, o crescimento acelerado da IA tem gerado profundas reflexões sobre seu impacto na formação acadêmica e no cotidiano dos nossos alunos.
O Santa Mônica Rede de Ensino, ciente da necessidade de explorar os avanços tecnológicos, propõe um mergulho crítico nos riscos e benefícios que a inteligência artificial traz para o ambiente educacional. O tema gerador busca engajar alunos, educadores e comunidade em uma reflexão profunda.
Conforme desvendamos os horizontes da inteligência artificial na educação, somos instigados, através do nosso tema gerador, a aprimorar uma consciência crítica e proativa, construindo um futuro educacional onde a tecnologia seja aliada na formação integral dos estudantes. Venha conosco descobrir um pouco mais sobre esse conteúdo!
O que é a IA?
É a tecnologia criada e aplicada em máquinas, para que elas simulem o comportamento humano. Na realização de atividades manuais, tomada de decisões, compreensão de dados e até na criação de conteúdos, por exemplo. Se planejada e implementada corretamente, ela otimiza processos padrões na rotina e impacta de maneira positiva em quesitos como eficiência e agilidade. Leia mais em nosso artigo “Inteligência Artificial: O que é e como pode ser aplicada na educação infantil?”.
Benefícios da IA para a educação
Escolhemos a inteligência artificial para ser nosso tema gerador, tendo em vista que no âmbito educacional pode trazer benefícios consideráveis. Por exemplo, a otimização do tempo que surge através de tarefas rotineiras e repetitivas automatizadas. Isso permite que os educadores se concentrem em atividades que requerem habilidades humanas, como a orientação individualizada.
O fato de o aluno ficar por dentro das tecnologias que surgem é um ponto positivo constantemente esquecido. Conforme usamos essas ferramentas nas escolas, podemos trabalhar os comportamentos digitais e prepará-los para as exigências futuras.
Entretanto, quando o assunto é “benefícios”, não podemos deixar de mencionar a flexibilidade. Os estudantes podem aprender de qualquer lugar, a qualquer momento, não se limitando apenas à sala de aula. Eles sempre têm acesso ao aprendizado e são livres para planejar seu dia sem ter que estar em um local específico.
Uso crítico e riscos das tecnologias
Não podemos negar que as respostas que o ChatGPT ou outros softwares semelhantes fornecem são mais rápidas e práticas. Porém, nem todas as informações que elas entregam são confiáveis. Como a máquina também aprende com dados disponibilizados na Internet, nem todos esses dados são verídicos. Por isso, o erro é uma possibilidade.
O tipo de questionamento que o professor deve ajudar a responder é “como o estudante pode ter certeza daquela informação?”.
Existe a possibilidade de pedir aos chats de IA que citem as fontes utilizadas e verificar se essas as origens realmente existem. Do mesmo modo, é preciso desenvolver um senso crítico para examinar as informações fornecidas, usando conscientemente as ferramentas disponíveis. Lembre-se de ser criativo, ético e inteligente.
O ChatGPT pode ser incorporado no processo de pesquisa ou receber referências de fontes. Definitivamente, a ferramenta é muito útil para:
- corrigir erros gramaticais;
- receber sugestões de melhorias no conteúdo de um texto;
- melhorar argumentações;
- captar novas ideias;
- resumir textos compridos;
- simplificar textos complexos;
- entre outros.
A verdade é que a inteligência artificial veio para facilitar nossas vidas e nos ajudar. Dessa maneira, podemos focar verdadeiramente em situações em que o toque humano é indispensável. Essa ferramenta complementar pode até melhorar o processo educacional, mas o papel do professor continua sendo fundamental para orientar, motivar e inspirar os alunos. Nós, do Santa Mônica Rede de Ensino, estamos sempre inovando para acompanhar todas as mudanças e manter nossos alunos atualizados e preparados para novos desafios!
Participe deixando um comentário aqui! Diga-nos sua opinião sobre esse assunto e não se esqueça de acessar nosso site.