Como a educação prepara as mulheres do futuro

4 minutos para ler

A educação exerce um papel fundamental na vida de todas as pessoas, já que o ambiente escolar ocupa um espaço importante no processo de autopercepção e construção da autoestima.

Nesse contexto, aproveitamos o mês de março, dedicado às mulheres, para discutir a importância desse tema para as jovens. Assim, é importante ressaltar que a antiga concepção de que a responsabilidade pela educação das crianças pertencia exclusivamente às mulheres está gradualmente sendo desfeita.

De que maneira o ambiente educacional prepara as meninas que virão a ser as mulheres do nosso futuro? Vamos descobrir juntos!

Os benefícios da educação para meninas

O relatório de 2018 do Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência ressalta que privar as crianças do direito à educação tem efeitos desastrosos em suas vidas, uma vez que isso afeta negativamente a produtividade e dificulta a superação da pobreza familiar.

Garantir a educação das meninas significa assegurar seus direitos fundamentais, permitindo que desenvolvam pensamentos críticos e estejam capacitadas para contribuir em uma sociedade democrática.

Aqui estão alguns benefícios da educação igualitária:

  • Ampliação das mulheres no mercado de trabalho;
  • consolidação do autoconhecimento e da autoconfiança;
  • possibilidade de novas contribuições para a sociedade;
  • diferentes visões em locais de destaque;
  • criação de ambientes mais inclusivos.

Você conhece Malala Yousafzai?

Malala é uma ativista paquistanesa conhecida em todo o mundo por defender o direito das mulheres de estudarem. O Talibã, um grupo fundamentalista islâmico, começou a promover a destruição de escolas que aceitassem meninas, colocando em risco a vida de Malala e de sua família, já que eles tinham uma escola e aceitavam alunos de ambos os sexos.

Em 2012, com apenas 15 anos, a estudante foi baleada pelo grupo radical em represália às constantes críticas que ela fazia a essa organização.

Seu papel na defesa do direito das mulheres à educação e a comoção internacional levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a estabelecer o dia 12 de julho como o “Dia de Malala“, com o objetivo de destacar a importância do acesso das mulheres à educação. Em 2014, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz como reconhecimento do seu trabalho, além de se tornar a pessoa mais jovem a ganhar esse prêmio.

Demonstrando a importância das mulheres na prática

Na trajetória histórica da humanidade, as mulheres sempre desempenharam papéis fundamentais, muitas vezes na sombra, mas sempre indispensáveis para o funcionamento da sociedade. Podemos demonstrar essa importância por meio da abordagem dos seguintes tópicos:

  1. Inspiração através de histórias: a difusão de trajetórias das mulheres que tiveram impacto na história também é importante para a superação de desigualdades.
  2. Ocupação de cargos de destaque: nos últimos anos, testemunhamos um avanço significativo da ocupação das mulheres em cargos de destaque em diversos setores da sociedade. Esse progresso não apenas reflete a luta contínua por igualdade de gênero, mas também evidencia o potencial e a capacidade das mulheres de liderar e influenciar mudanças positivas.
  3. Atribuição de tarefas: é essencial promover a igualdade entre meninos e meninas na atribuição de tarefas e responsabilidades. Essa prática não apenas estabelece uma base para um relacionamento equilibrado, mas também ajuda a cultivar habilidades importantes e valores como cooperação, respeito mútuo e igualdade de oportunidades.

Essas pequenas mudanças mostram que as meninas podem sonhar, ter uma carreira e conquistar tudo o que quiserem. Como resultado, pesquisas recentes mostram que as mulheres ocupam hoje mais da metade do número de inscritos nos cursos de graduação e que superaram os anos de estudos, representando 80% do número de professores da educação básica, o que corresponde, portanto, a mais de um milhão e meio dos profissionais desse setor.

Enfim, a educação prepara as mulheres do futuro relembrando nosso passado, inspirando-as com histórias de outras figuras femininas e mostrando constantemente quais são suas possibilidades.

Participe deixando um comentário aqui! Diga-nos sua opinião sobre esse assunto ou compartilhe uma experiência. E não se esqueça de acessar nosso site.

Posts relacionados

Deixe um comentário