Ainda não sabe como acompanhar a rotina escolar dos filhos? Continue lendo o artigo!
As crianças aprendem com muito mais facilidade com exemplos e são influenciadas pelas ações ao seu redor. Para ter certeza de que os filhos estão cercados por hábitos saudáveis, tanto as crianças quanto adolescentes, é necessário o acompanhamento próximo dos pais e responsáveis em todos os âmbitos, inclusive o escolar.
A ideia de que a escola é a única responsável pela evolução e acompanhamento dos alunos é completamente errônea. Esse processo é, na verdade, uma parceria entre família e escola, e a atenção que os pais dão a ele será determinante para o desenvolvimento dos filhos.
Se você se interessou por esse tema, leia nosso artigo sobre Pais e escola: qual a importância do envolvimento dos pais no desenvolvimento escolar das crianças?
Por que acompanhar a rotina escolar dos filhos?
A participação dos pais na rotina escolar dos filhos é benéfica de diversas formas.
Através dessa parceria, ocorre o fortalecimento nas relações da criança e família com a escola, o que auxilia na adaptação, muito importante para os casos de crianças que estão iniciando a vida escolar ou mudando de instituição.
Assim, a mudança de escola pode ser de grande impacto para a criança e a proximidade dos pais pode amenizar a sensação de medo e desconforto. Isso auxilia no desenvolvimento dos filhos e estimula a confiança e a melhora do desempenho escolar do pequeno.
Integração entre as áreas de convivência da criança
É necessário pensar também que seu filho não vive isolado no mundo.
Ou seja, todas as áreas da vida dele (escola, clube, curso) se integram e, por isso, é necessário estar a par dos locais que ele frequenta e das pessoas que convivem ao seu redor. Assim, você garante que ele cresça em ambientes saudáveis e com boas pessoas ao redor.
Por isso, ao estar por dentro da rotina escolar dos filhos, os pais permitem que a criança compartilhe e aplique o que tem aprendido, dando abertura para essa interligação e incentivando os filhos a colocarem o conhecimento em prática.
Isso afeta positivamente a autoestima de seus filhos, já que ao demonstrar interesse por suas atividades, por algo que eles se esforçaram para aprender, você demonstra se importar com seu avanço e que elas são importantes para você.
O acompanhamento, suporte e incentivo também acelera o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.
Se você tem dificuldade sobre como acompanhar a rotina do seu filho, separamos 4 dicas para te ajudar. Boa leitura!
Como acompanhar a rotina dos filhos?
1.Dialogue sobre a escola
Que tal ter uma rotina para falar sobre a escola no café da manhã ou na hora do jantar?
Mas, calma: não torne essa uma conversa pesada e que desperte a ansiedade de seu filho, principalmente ao falar sobre notas. Antes de tudo, pergunte como foi o dia, o que ele aprendeu, se está tendo alguma dúvida ou dificuldade.
Ao fazer isso, você terá um maior controle sobre o que ocorre no dia-a-dia da criança na escola.
Também é importante estimular seu filho para que ele se sinta seguro para iniciar diálogos sobre o assunto com você. Dessa forma, você cria um canal de abertura para falar sobre problemas e se torna o ponto de segurança de seu filho.
2.Acompanhe a reunião de pais e mestres
As reuniões de pais são muito importantes para acompanhar o desenvolvimento dos filhos.
Afinal, durante esses momentos, os pais podem discutir com a escola sobre a educação dos filhos, o comportamento e o desempenho acadêmico deles.
Ao aproveitar corretamente as reuniões de pais e mestres, os responsáveis conseguem descobrir muito além das notas dos filhos, mas também sobre seus pontos fortes, suas dificuldades e problemas em sala de aula.
Nesse sentido, também é importante para entender como funciona a rotina do filho na escola, a metodologia utilizada pelos professores e conhecer um pouco mais sobre os colegas e sobre quem participa da vida de seu filho durante a maior parte da semana.
3.Seja o principal apoio de seu filho
É importante entender que todos nós possuímos matérias as quais gostamos mais e outras que não nos identificamos tanto. Por isso, converse com seus filhos e faça com que ele se sinta confortável ao buscar ajuda para você.
Dessa forma, ele vai se sentir à vontade quando precisar de ajuda em alguma matéria ou quando passar por alguma dificuldade – não somente na escola, mas também na vida.
Assim, você ajuda a construir a autoestima de seu filho e cria laços fortes de confiança entre vocês.
E, claro: evite comparações. Comparações em excesso podem gerar frustrações, algo muito perigoso, principalmente na adolescência.
Se você se interessou pelo tema, leia nosso artigo sobre Como ensinar autoestima aos seus filhos?
4.Cada conquista importa
Um trabalho bem feito, uma pesquisa mais elaborada, uma nota boa, um elogio… cada conquista importa!
É importante que seus filhos sintam que os avanços deles na escola são comemorados em casa e apreciados pela família.
Saber valorizar os avanços na aprendizagem dos filhos é, também, fortalecer a autoestima deles.
Não é sobre prometer recompensas, mas, sim, fazer a criança reconhecer que todo o seu esforço para aprender algo novo é importante para o seu crescimento e fortalecimento cognitivo e intelectual.
Para entender melhor sobre fortalecimento cognitivo e intelectual, leia o nosso texto sobre estimulação cognitiva infantil e confira atividades!
Quais as vantagens de acompanhar a rotina escolar dos filhos?
Se você ainda está em dúvida do por quê acompanhar a rotina dos seus pequenos, atenção à nossa lista de benefícios – tanto para os pais, quanto para os filhos!
- Maior responsabilidade com os estudos;
- Melhora da autoestima do estudante;
- Mais organização para a rotina de estudos;
- Melhora no desempenho escolar;
- Mais motivação na realização das tarefas;
- Melhora na relação entre pais e filhos;
Se você gostou desse tema e quer ler mais conteúdos sobre família e escola, leia nosso artigo sobre Atividades socioemocionais: o que é, quais são e qual o papel da escola?