5 atividades diferentes para fazer em família durante as férias escolares

5 minutos para ler

Brincadeiras para fazer em família são a forma mais divertida de se conectar com quem amamos!

As férias escolares são os dias mais aguardados pelos pequenos. Afinal, é chegado o momento de viajar, brincar o dia todo e não ter hora para acordar durante a semana. Para aqueles que não ficaram em recuperação, também é chegada a hora de aproveitar o esforço investido durante o ano letivo e, claro, passar um tempo de qualidade com a família.

De acordo com a Academia Norte Americana de Pediatria, o recesso escolar aliado ao supervisionamento dos pais, proporciona melhorias cognitivas, sociais, emocionais e físicas às crianças. É durante o intervalo das férias que o aluno consegue compreender todos os ensinamentos transmitidos durante o período letivo.

Porém, aliar a rotina de férias escolares e trabalho não é sempre fácil para os pais. Mas o período longe da escola também é uma excelente oportunidade de construir memórias afetivas em família, estreitar laços e registrar momentos importantes da infância.

Com organização, flexibilidade, força de vontade e poucos recursos, é possível oferecer férias inesquecíveis para seu pequeno gastar toda a energia e ter um tempo de qualidade em família.

Tempo de qualidade: qual a importância?

Lembre da sua infância. As memórias construídas nesse período auxiliam na formação do adulto que você é hoje. O papel dos pais é fundamental na vida de uma criança, já que são as primeiras figuras que representam segurança, acolhimento e cuidados.

Quando a criança não possui um tempo de qualidade com os pais, passa a sentir que não tem prioridade na vida deles. Dessa forma, pode ter dificuldades em amadurecer, desenvolvendo birras ou chantagens emocionais para conseguir o que deseja. A carência afetiva também pode ser uma característica dessa criança, já que ela não se sentirá amada ou querida por seus pais.

Podemos notar essas características em alunos com pais não muito presentes, que compensam essa falta através de objetos ou sendo permissivos demais. Como consequência, temos crianças ‘mimadas’, que poderão se tornar adultos sem limites e sem noção das consequências de suas atitudes.

O tempo de qualidade em família não significa abrir mão das necessidades dos pais, mas compreender que os filhos precisam de atenção, cuidado e segurança. Não é sobre a quantidade de horas que passam juntos, mas sobre a qualidade do tempo e das atividades que a família faz quando está unida. 

A organização é um ponto fundamental para que os pais consigam dividir a vida profissional, social e familiar. Assim, todos terão tempo para se dedicar e aproveitar esses momentos. Afinal, tudo passa tão rápido, não é mesmo?

Brincadeiras para fazer em família – 5 dicas

Choveu? Vamos jogar xadrez!

Apesar do Brasil ser um país naturalmente quente, sabemos que os dias de chuva existem. Por isso, é sempre bom pensar nessa possibilidade e já ter uma carta na manga. As crianças não gostam de xadrez ou os pais não sabem jogar? Que tal jogar UNO, fazer uma sessão de fotos em família ou uma sessão de filmes infantis? 

Vale até mostrar aquele clássico da sua época. O importante é juntar toda a família e se divertir.

Cozinhem juntos

Procure por receitas fáceis e adaptáveis para crianças e, claro, sem que elas precisem ficar perto do fogo e de objetos cortantes. 

Melhor ainda se for para experimentar um alimento novo. Hora de expandir o paladar!

Chame os amigos

Que tal um dia com os amiguinhos? Combine com os outros responsáveis atividades para juntar com colegas, como cinema, pizzaria ou encontros ao ar livre. É também uma ótima oportunidade para os pais se aproximarem mais.

Nada de internet!

Sabemos que utilizar as telas é o mais confortável, principalmente se você está precisando de um tempinho para trabalhar. Mas se o foco é tempo de qualidade com a família, nada de deixar o pequeno passar horas assistindo desenho.

Incentive a leitura

Na hora de dormir, separe uma historinha para contar. Isso vai despertar a curiosidade da criança e incentivar o hábito da leitura. Se ele ainda for pequeno, vale a pena começar por gibis ou por livros voltados para o público infantil.

Trabalhar o tempo de qualidade em família é também trabalhar na melhora das suas habilidades interpessoais, criatividade, linguagem e estimular a cognição infantil.. 

Gostou das dicas de brincadeiras para fazer em família?

Para saber mais sobre o tema, Entenda o que é estimulação cognitiva infantil e confira atividades!

Posts relacionados

Deixe um comentário