Atividades extraclasse: por que elas são importantes na educação?

6 minutos para ler

Muitos pais compartilham da mesma dúvida: o que são as atividades extraclasse e como elas podem beneficiar os estudantes? Essa questão não surge à toa, já que a cada dia é mais comum ver e ouvir instituições de ensino, educadores e, inclusive, profissionais da saúde falando sobre elas e as recomendando.

Pensando nisso, resolvemos ajudar com um post que explica o que são essas atividades extracurriculares, fala dos benefícios dela e ainda traz ótimas sugestões para crianças e adolescentes fazerem. Fique de olho para não perder nenhum detalhe!

O que são atividades extraclasse?

Não tem muito mistério: atividades extraclasse são todos aqueles programas, projetos, tarefas, ações, pesquisas, exercícios e afins que ocorrem fora do turno regular em que o aluno assiste às aulas e não têm uma relação direta com a matriz curricular do ano letivo que ele cursa — servindo, por exemplo, para compor a média de alguma matéria.

Logo, as atividades extraclasse são sempre opcionais e escolhidas a partir das preferências e dos objetivos pessoais de cada estudante, o que estimula neles um senso de autonomia e de reflexão crítica sobre aquilo que desejam para o futuro.

“Entendi. Porém, onde e em que horário elas podem ser realizadas?”, você deve estar se questionando. Por isso, saiba que crianças e adolescentes podem participar dessas atividades no próprio colégio em que estudam — desde, é claro, que ele tenha infraestrutura e um projeto pedagógico para ofertá-las.

Essa é, certamente, a opção preferida tanto pelos pais quanto pelos filhos porque os alunos fazem tudo em um só lugar — e o motivo é bem simples. Afinal, ele é um espaço com o qual já estão habituados, em que conhecem os professores e onde ainda têm a chance de estarem ao lado dos amigos e colegas de classe.

Já quanto ao horário, isso vai depender do período do dia em que o seu filho tem aulas e dos outros compromissos que ele já tem. Geralmente, aqueles que estudam pela manhã praticam atividades extraclasse à tarde, enquanto os estudantes vespertinos fazem à noite.

Qual é a importância?

Além da promoção do desenvolvimento infantojuvenil, do qual vamos falar mais a frente, as atividades extraclasse trazem situações cotidianas em que os estudantes precisam colocar em prática uma série de características para alcançar objetivos predeterminados (como uma pontuação em um jogo ou a conclusão de alguma tarefa).

Porém, não se trata de qualquer aspecto! Ao contrário, são características que tornam a pessoa mais produtiva, organizada, fácil de se relacionar e capaz de superar obstáculos diversos. Podemos citar, por exemplo, o trabalho em equipe em que o jovem aprende a delegar tarefas, ajudar ao próximo e cumprir afazeres em conjunto com outros indivíduos.

Outro caso é a capacidade de planejamento para tornar a realização da atividade mais fácil e prática. Ela é muito útil para a criança ou o adolescente conseguir administrar múltiplas tarefas, cumprir com prazos e se programar para compromissos futuros.

Um terceiro exemplo é a ética — algo que é essencial na vida e faz toda a diferença no futuro profissional dos jovens. Afinal, ela orienta os passos deles e torna a postura desses estudantes mais respeitosa, justa, solidária e honesta.

Como essas atividades impactam o desenvolvimento?

As atividades extraclasse trazem um impacto positivo direto no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Isso porque, de acordo com a prática escolhida, o aluno exercita, melhora e ainda ganha um maior controle sobre as diferentes habilidades fisiológicas e competências socioemocionais que tem e são indispensáveis para que cresça e se torne um adulto com potencial para se sair bem em qualquer área pessoal e profissional.

Por exemplo, o estudante se desenvolve fisicamente, alcançando um maior condicionamento fisiológico e imunológico — o que significa que ele fica menos suscetível a adoecer —, mais força muscular e uma melhor capacidade para participar de tarefas que exigem agilidade e resistência. Tudo isso também influencia na autoestima, principalmente quando são adolescentes se exercitando.

As atividades fora da sala de aula também são benéficas porque auxiliam os jovens a compreendem, processarem e lidarem melhor com as emoções e o humor, o que aumenta o bem-estar psicológico e evita o aparecimento de problemas que prejudicam o desempenho escolar. É o caso da insônia, baixa disposição, dificuldade para se concentrar e memorizar etc.

Não podemos deixar de falar também que elas ajudam o desenvolvimento de laços e relacionamentos interpessoais, estimulando crianças e adolescentes a serem mais sociáveis e comunicativos. Pontos excelentes para minimizar problemas com timidez, ansiedade e estresse.

Quais são as modalidades trabalhadas pelo Santa Mônica Centro Educacional?

No Santa Mônica Centro Educacional, os alunos contam com várias atividades extraclasse pensadas para envolvê-los em dois eixos de programas, o esportivo e o artístico, essenciais para o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, social e da expressão corporal.

No primeiro grupo, o esportivo, temos duas modalidades de exercício: individual e coletivo. O individual tem como foco a evolução de cada indivíduo, além do ganho e do aprimoramento de habilidades pessoais.

É o caso da natação, da patinação e da ginástica rítmica. O coletivo, por sua vez tem a interação com os colegas como ponto de partida e peça-chave para a realização da prática física. É o caso do futebol, do futsal, do judô, do karatê e da capoeira.

Já o segundo grupo, o artístico, reúne o ballet, a dança baby-class, o jazz e o teatro, programas que envolvem e trabalham bastante características como a criatividade, a comunicação, a flexibilidade, a adaptação etc.

Ao longo do texto, deu para ver como as atividades extraclasse são mais que bem-vindas na rotina dos jovens, não é mesmo? Afinal, elas trazem benefícios concretos para o desenvolvimento deles e ainda os leva a ter características muito vantajosas para a vida escolar e profissional. Portanto, estimule o seu filho a participar delas e não deixe de contar com um colégio referência em ensino e atividades extracurriculares, como Santa Mônica Centro Educacional, nesse processo.

Gostou de saber a fundo o que são as atividades extraclasse? Então aproveite e conta nos comentários quais delas são as preferidas dos seus filhos!

Posts relacionados

2 comentários em “Atividades extraclasse: por que elas são importantes na educação?

    1. Oi Ana Paula, no início do ano letivo ainda não tínhamos certeza. Mas hoje, temos várias modalidades disponíveis da unidade, inclusive natação.

      As modalidades podem ser consultadas clicando aqui!

Deixe um comentário