Tecnologia na escola: entenda como avaliar essa tendência

7 minutos para ler

Já parou para pensar o quanto a chegada da tecnologia na escola transformou o ensino e a aprendizagem nos últimos anos? Os professores que ditavam os conteúdos ou escreviam tudo na lousa, os alunos que faziam pesquisas em enciclopédias e entregavam trabalhos em papel almaço e até mesmo as metodologias de ensino: agora, tudo isso tem um toque de tecnologia.

Neste contexto, há quem critique o uso da tecnologia na escola e na sala de aula e até mesmo se preocupe com as consequências dessa inserção. Mas é importante destacar que os recursos tecnológicos, se bem utilizados, podem trazer diversos benefícios aos professores e aos alunos. Continue nessa leitura e saiba mais sobre o assunto.

Por que utilizar recursos tecnológicos no ambiente escolar?

A tecnologia está presente em muitos lugares e cada vez com mais possibilidades de acesso, fazendo parte das nossas vidas. Ela atua na maneira como mantemos nossas relações, como consumimos e, também, como aprendemos algo novo. 

Ela se faz ainda mais presente nas novas gerações, composta por nativos digitais, como a geração Z e a Alpha. Contudo, o excesso do uso de tecnologia tem sido questionado por especialistas, que apontam tendência ao sedentarismo e ao isolamento, além de sintomas como estresse, ansiedade e insônia como fatores preocupantes.

Pensando nessa circunstância, surge um dos maiores desafios no âmbito educacional: estar preparado para explorar o melhor que a tecnologia tem a oferecer, minimizando seus riscos e empregando as novas tendências tecnológicas em benefício da construção do conhecimento e na aprendizagem dos alunos. 

Estar favorável a essas novas formas de aprender e ensinar, e como podem potencializar os métodos de ensino tradicionais, é um ponto fundamental nesse processo de evolução da sociedade e da educação.

Desta forma, as mudanças devem começar a partir da readaptação do planejamento escolar, para atender às urgências dos novos formatos de aprendizado. 

Como a tecnologia pode ser utilizada na escola?

A utilização da tecnologia em sala de aula pode ser dividida em duas áreas principais: a área da gestão escolar, e áreas de aprendizagem, como salas de aula, espaços de estudo e biblioteca. Quando aplicada eficientemente, a transformação digital na educação pode trazer infinitos benefícios para os alunos, ajudando no processo de ensino e aprendizagem. 

Em ambientes da área administrativa a escola pode utilizar meios tecnológicos para otimizar as demandas diárias, facilitando os processos internos como impressão de diários de classe, registros de chamada, emissão de comunicados, gestão financeira e até mesmo na comunicação com os pais e alunos. Veja.

Site 

Na internet existem diversos sites direcionados a educação que podem ser utilizados pelos professores para enriquecer ainda mais o conteúdo das aulas. Eles permitem que os alunos busquem mais informações, se aprofundando no assunto discutido em sala.

Para a escola, ter um site, como o do Santa Mônica Centro Educacional, é uma ótima forma de mostrar suas instalações, projetos, mostrar a qualidade dos serviços prestados e se conectar com a sociedade, tornando suas relações mais transparentes. Além disso, o site ou blog da escola pode servir como material de apoio para pais que desejam se manter informados sobre metodologias de ensino, desenvolvimento infantil e outros assuntos que têm relação direta com o trabalho realizado no ambiente escolar.

Ambientes virtuais e plataformas 

Compartilhar o conhecimento e acompanhar o dia a dia de cada aluno – em relação ao aprendizado recebido – podem ser facilitados por meio de ambientes virtuais. 

Não é preciso muito para investir, pois, um canal do YouTube pode ser utilizado sem maiores problemas como uma plataforma que oferece vídeos educacionais de diversas áreas de conhecimento, alinhado ao projeto pedagógico da escola e da série em que a criança estuda.

Além disso, a escola pode ter a sua própria plataforma adaptável e oferecer aos alunos diferentes tipos de atividades, cursos complementares, testes de conhecimento, revisão de conteúdo, entre outros, sendo possível personalizar o conteúdo conforme a necessidade e o ritmo de cada aluno.

Ferramentas digitais de experimentação

As ferramentas digitais de experimentação fazem os alunos serem protagonistas na construção do conhecimento e possibilitando que desenvolvam produtos e projetos.

Por exemplo, algumas ferramentas digitais permitem que os alunos coloquem a mão na massa e usem a criatividade em busca da resolução de problemas pré-estabelecidos. Outras, unem educação e comunicação em rotinas que apresentam uma ação das mídias. Perceba que essas são algumas maneiras de utilizar a tecnologia na educação e dar autonomia para os alunos.

Aplicativos de comunicação

O uso de aplicativos melhora a comunicação entre escola, alunos e os responsáveis. Utilizar ferramentas para aproximar a família da escola está se tornando cada vez mais comum. 

Esse é um nítido exemplo que mostra como utilizar ferramentas tecnológicas nas escolas não beneficia somente a aprendizagem. Também é importante para unir os professores e os alunos, fortalecendo as relações e o diálogo entre os envolvidos com a formação das crianças.

Quais os benefícios da tecnologia para os alunos?

Um dos deveres da escola é disponibilizar meios para que os alunos obtenham o conhecimento integralmente. A tecnologia aplicada à educação pode ser uma ótima ferramenta neste processo, trazendo outros benefícios. 

Abaixo listamos alguns motivos para aplicar a tecnologia na escola e, por consequência, escolher uma instituição que faça esse tipo de investimento.

Aumenta a interação 

A interação entre os alunos e o conteúdo abordado é ampliado com um ambiente tecnológico ativo.

O processo de aprendizagem se torna mais interessante, pois possuindo equipamentos que proporcionam a conexão com um mundo de informações, a escola desafia e estimula o aluno a buscar novos limites, falando a mesma linguagem dos estudantes.

Além disso, a tecnologia permite o uso multimídia e contempla a apresentação de temas em diferentes formatos, como vídeos, podcasts, fóruns e até mesmo games.

Melhora a motivação 

Utilizar tecnologias aumentam a possibilidade de inserir novas práticas ao aprendizado, fazendo o ensino se tornar mais dinâmico e interativo para os alunos. Com isso, as turmas ficam mais motivadas e dispostas a aprender. 

Facilita o aprendizado 

Quando os alunos se tornam mais interessados, consequentemente, passam a se comprometer com a aprendizagem. Todas as questões abordadas até aqui levam a um só caminho: a facilitação do aprendizado.

Além de tornar as aulas mais interessantes, pode ser uma ótima ferramenta no aprimoramento docente, aumentando e desenvolvendo mais as aptidões dos professores.

Portanto, certifique-se de que o investimento em tecnologia vá além da sala de aula e também seja utilizado em prol da formação de professores. A tendência é que aprimorem a forma de aplicar a transformação digital na educação e os resultados em aprendizagem sejam ainda melhor.

A tecnologia na escola é mais um dos requisitos que pais e responsáveis devem estar atentos quando forem efetuar as matrículas das crianças. Ao optar por uma instituição que investe na transformação digital, as famílias têm a certeza de que estão fazendo a melhor escolha para o futuro dos pequenos. 

Siga nosso perfil nas redes sociais e tenha acesso a outros posts como este. Estamos no Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn e Spotify gerando conteúdo sobre educação para você.

Posts relacionados

Um comentário em “Tecnologia na escola: entenda como avaliar essa tendência

Deixe um comentário