Já tirou um tempo para conhecer o projeto político pedagógico da escola dos seus filhos? Ler com atenção esse documento ajuda a entender melhor o que foi planejado para as crianças e jovens ao longo do ano letivo.
Toda instituição de ensino tem a liberdade de montar o projeto pedagógico de acordo com os próprios valores e objetivos, segundo o que foi estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por meio desse documento, é possível planejar e direcionar as práticas de ensino que serão aplicadas em cada nível escolar, assim como estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo na instituição.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o projeto político pedagógico do Santa Mônica Centro Educacional? Acompanhe este post e entenda como funciona a metodologia de ensino na escola!
Por que conhecer o projeto político pedagógico da escola do seu filho?
Antes de falar mais sobre o planejamento pedagógico do SMCE, vale a pena reforçar a importância de conhecer esse projeto. Quando os responsáveis têm contato com esse tipo de documento, eles também estão se aproximando ainda mais da escola, a ponto de conhecer a realidade do ensino aplicado na instituição.
Além disso, é interessante destacar que atualizações podem ser feitas a qualquer momento no projeto político pedagógico, e essas mudanças tendem a acontecer no início do ano letivo. Por isso, é importante acompanhar as novidades e estar sempre em contato com as diretrizes da instituição.
A seguir, entenda por que os pais e responsáveis devem ter contato com o projeto político pedagógico das escolas dos filhos!
Auxilia na escolha da escola
Quando o objetivo é encontrar uma nova instituição de ensino para matricular a criança ou o adolescente, esse deve ser um dos primeiros aspectos a serem analisados. Afinal, ao conhecer o projeto pedagógico da escola, é possível identificar se esse é o espaço ideal para a educação dos filhos.
Desse modo, os responsáveis podem fazer a escolha da instituição de acordo com o que esperam do ensino e dos valores que prezam na educação. Com isso, as chances de satisfação com a escola são ainda maiores, assim como a da adaptação escolar das crianças e dos adolescentes no novo ambiente de estudos.
Ajuda a conhecer a instituição de ensino
Para quem já matriculou os filhos, mas gostaria de saber mais sobre a experiência que têm e poderão ter na escola, ler o projeto político pedagógico também é uma excelente decisão. Isso porque, com essa atitude, os responsáveis têm a oportunidade de conhecer melhor a instituição de ensino.
No projeto, é possível encontrar todas as informações detalhadas sobre os propósitos de ensino e as motivações que levaram à criação das estratégias utilizadas na instituição. Além disso, pode-se conhecer mais sobre as teorias pedagógicas e os estilos de ensino adotados pela escola.
Permite criar expectativas sobre o ensino
Quando conhecemos mais sobre uma pessoa, um produto ou um serviço, automaticamente, criamos expectativas sobre eles, já percebeu? O mesmo acontece ao ter contato com as políticas pedagógicas da instituição em que os filhos estão matriculados.
Vale ressaltar que a criação de expectativas é algo é muito positivo. Afinal, você mensura a qualidade da educação da escola e pode confiar mais no cumprimento das metas de ensino definidas pela instituição.
Favorece a criação de opiniões e sugestões
Muitas instituições de ensino dão a liberdade para que os pais e responsáveis possam contribuir para a criação de um sistema de ensino mais adequado para os alunos, priorizando sempre a educação de qualidade.
Quando todos os envolvidos conhecem o projeto pedagógico utilizado na escola, é possível participar mais ativamente das reuniões de pais e mestres e fazer sugestões apropriadas, alinhando as ideias com o que se conhece das propostas da instituição.
Ou seja, ler as políticas pedagógicas oferece informações suficientes para que os pais e responsáveis também participem, ainda que indiretamente, das decisões da instituição de ensino, criando uma rede ainda mais acolhedora aos alunos.
Como é o projeto pedagógico do SMCE?
Agora que você já sabe por que é tão importante para as escolas que os pais e responsáveis conheçam os projetos pedagógicos, chegou a hora de descobrir mais sobre as propostas do Santa Mônica Centro Educacional (SMCE). A instituição teve os seus primeiros passos dados em 1967, a partir de um ponto de vista colaborativo.
O objetivo, desde o início, era promover uma educação humanizada e que focava o trabalho em comunidade. Ao longo dessas décadas, a Rede Santa Mônica Centro Educacional se expandiu, e leva educação de qualidade para diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro, além dos municípios de Seropédica e Maricá.
Não é à toa que, atualmente, alcança a posição de uma das maiores redes de ensino privado em território nacional. Tudo isso, graças à qualidade nos mais variados níveis escolares, como:
- Educação Infantil — pré-escola;
- Ensino Fundamental;
- Ensino Médio;
Esse desenvolvimento se deu devido à criação de um projeto político pedagógico bastante sólido, que preza pelo crescimento do aluno como um ser social, e com foco no exercício da cidadania.
Desse modo, ajuda na formação de pessoas comprometidas em exercer impactos positivos na sociedade, por meio de objetivo de ensino, estrutura, dados, recursos, diretrizes e plano de ação bem-definidos pela rede educacional. A seguir, entenda melhor no que se baseia o projeto político pedagógico do SMCE!
Missão
Como visto, uma das principais iniciativas do SMCE é promover o desenvolvimento integral do aluno. Isto é, focar o incentivo de práticas que auxiliam em diversas habilidades, sejam elas de caráter cognitivo, sejam sociais ou emocionais.
Para isso, é utilizada a metodologia de ensino sociointeracionista, que ajuda o aluno, independentemente da idade, no reconhecimento do seu papel social, como um cidadão. Essa visão é desenvolvida com estratégias sustentáveis e didáticas.
Além disso, para que um estudante se reconheça como indivíduo da sociedade, é importante que saiba como são construídas suas bases emocionais. Por esse motivo, os sentimentos e as diferentes formas de expressão emocional são muito valorizados dentro do SMCE.
Desse modo, o ensino também se volta para o auxílio do reconhecimento e da regulação das emoções, permitindo que o aluno, desde a infância até a juventude, tenha liberdade para entender o que sente e desenvolver inteligência emocional.
Junto a isso, há o desenvolvimento cognitivo, que se expande para além das salas de aula. A escola parte do ponto de vista de que a educação não se restringe ao ambiente físico da instituição, mas da transformação do mundo, absorvendo experiências que ajudam no aprendizado.
No SMCE, as diferentes formas de linguagem e a tecnologia na escola recebem muita atenção, a fim de serem utilizadas como instrumentos de desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Visão
Para que a missão do Santa Mônica Centro Educacional seja cumprida no segmento da educação, é preciso uma visão inovadora. Por isso, as ações da rede educacional se baseiam na integração.
Associar elementos da educação, da tecnologia, da linguagem e do foco nos resultados contribui para que os objetivos da instituição sejam alcançados. Além disso, para controlar todas essas ações, O SMCE conta sempre com equipes bem qualificadas.
Para isso, a formação do quadro de professores e profissionais da Rede Santa Mônica Centro Educacional também tem como prioridade a responsabilidade social e o comprometimento com o desenvolvimento integral dos alunos.
Valores
O foco nos resultados e a aplicação de um sistema de ensino inclusivo e integrativo parte, também, de valores bem-estabelecidos pela instituição. No Santa Mônica Centro Educacional, os princípios valem para todas as pessoas, sem exceções.
Não é à toa que a escola parte de valores que prezam o comprometimento com a ética e a moral dentro e fora da sala de aula, garantindo a integridade das ações educacionais. A transparência também é um elemento fundamental, junto do trabalho em busca de um desenvolvimento sustentável e contínuo.
O incentivo à criatividade é mais um dos principais valores estabelecidos no SMCE. Sem mencionar que o cuidado com as práticas sustentáveis não deixa de receber a devida atenção dentro da rede educacional. Por isso, atividades que estimulam a autonomia da criação e a responsabilidade socioambiental são frequentemente trabalhadas com os alunos.
Finalidades educativas
Para entender a finalidade das práticas educativas realizadas na instituição, vale reforçar os principais objetivos da Rede Santa Mônica Centro Educacional, que são:
- criar estratégias para que o aprendizado seja interdisciplinar e integrativo, colaborando para o desenvolvimento de habilidades investigativas para os alunos e valorizando a Ciência e a Tecnologia;
- auxiliar na criação de valores sociais e morais, por meio do autoconhecimento, da empatia, da diversidade e do combate a todo tipo de preconceito;
- incentivar a valorização do patrimônio público e cultural;
- preparar os alunos para atuar ativamente na realização de mudanças positivas na sociedade e no mundo, com base nos valores em que acreditam;
- motivar a consciência social, permitindo que cada um dos estudantes reconheça o próprio papel como agente de transformação social, ambiental e pessoal.
Tema gerador
Outro ponto de destaque do SMCE é a escolha anual de um tema gerador. A partir de determinado assunto é que são direcionadas as ações a serem trabalhadas, em conjunto, com diferentes atividades na instituição.
Em 2022, o tema escolhido é “Meu compromisso e responsabilidade na construção de um planeta sustentável”. Dessa maneira, as atividades e o conteúdo programático se voltam para a conscientização ambiental e a geração de ideias para diminuir os impactos negativos no meio ambiente.
Achou interessante o projeto político pedagógico do SMCE? Ter contato com esse documento, como visto, ajuda a direcionar as expectativas. Desse modo, é possível saber o que esperar da instituição, além de descobrir onde encontrar excelência e qualidade no ensino.
Quer saber mais sobre o Santa Mônica Centro Educacional? Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!