O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Por isso, o objetivo desse conjunto de ações e esforços é ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, além de enfatizar a importância do autoexame das mamas e da mamografia periódica.
Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Principais sintomas e prevenção
- Nódulos palpáveis na região das mamas e das axilas;
- região das mamas com aspecto áspero, similar à casca de laranja, e alteração na pele que cobre o local onde foi encontrado algum nódulo.
O método mais eficaz para a prevenção é a realização rotineira, com indicação médica, da mamografia. Ter hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regularmente, ingerir pouca bebida alcoólica e não fumar podem auxiliar na prevenção do câncer de mama.
Quais são os fatores de risco da doença?
O câncer de mama geralmente afeta mulheres que estão acima dos 35 anos, mas os homens também podem apresentar a doença.
Entre os principais fatores de risco, estão:
- histórico familiar, principalmente quando algum parente de primeiro grau já teve a doença;
- mulheres que tiveram a primeira menstruação precocemente;
- mulheres que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos;
- mulheres que não tiveram filhos e que tiveram menopausa considerada tardia (depois dos 50 anos).
O SMRede se preocupa profundamente com a saúde de todos e realiza ações para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama durante todo o ano. Estamos juntos nesta luta, promovendo a prevenção e o conhecimento para um futuro livre do câncer de mama.