A fase pré-vestibular é um momento de muita pressão para os adolescentes. Eles se preocupam em aproveitar ao máximo o tempo de estudos, mas, muitas vezes, acabam negligenciando sua saúde mental. Isso, além de afetar a qualidade de vida, prejudica o seu próprio desempenho no processo seletivo.
Os pais têm um papel muito importante nesse momento. Eles podem contribuir com algumas práticas e estratégias que vão ajudar os jovens a terem mais tranquilidade enquanto se preparam para as provas, reduzindo a ansiedade e o estresse.
Para ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo trazendo para você os motivos dessa pressão intensa durante a fase pré-vestibular e apresentando algumas dicas de como ajudar o seu filho a manter a saúde mental em dia, sem prejudicar os estudos. Continue lendo!
Os motivos que levam à pressão pré-vestibular
Durante a preparação para o vestibular, os adolescentes costumam intensificar sua jornada de estudos. Existe a preocupação em aproveitar ao máximo o tempo que resta antes das provas, para rever todos os conteúdos possíveis e tirar uma ótima nota.
Como você pode ver, o próprio jovem acaba pressionando a si mesmo para não perder nenhuma oportunidade de estudar. Ele se sente na obrigação de ter um bom desempenho, se preocupa se vai conseguir ou não a aprovação para entrar na faculdade que deseja.
Na adolescência tudo é muito intenso e, muitas vezes, o jovem, de uma forma inconsciente, acredita que se não conseguir a aprovação isso vai prejudicar todo o seu futuro. Isso traz ainda mais tensão e abalos para sua saúde mental.
Há, também, a preocupação em acompanhar os colegas que vão para a faculdade, o desejo de ser motivo de orgulho para os professores e a escola, de receber a aprovação dos pais por sua conquista. Ao mesmo tempo, vem o cansaço, por causa da rotina intensa de estudos.
Perceba que são muitas emoções para gerenciar, e tudo isso é o que gera a pressão pré-vestibular. Ela é uma grande inimiga da saúde mental e pode atrapalhar o desempenho do estudante durante a preparação e no momento da prova. Então cabe aos pais dar apoio para que isso não aconteça com seus filhos.
As 8 dicas para ajudar os filhos no pré-vestibular
Minimizar a tensão pré-vestibular é uma tarefa mais simples do que parece. Existem algumas práticas e estratégias fáceis de implementar no dia a dia para deixar os jovens mais tranquilos em relação às provas e aos estudos. Veja a seguir algumas dicas para ajudar seu filho nesse momento, garantindo a saúde mental dele.
1. Evite cobranças
Você viu que o adolescente já se cobra bastante no pré-vestibular, então, evite que as cobranças também partam de você. Procure não exigir resultados, não questionar se o seu filho já estudou e não fazer com que ele troque momentos de descanso ou lazer pelos estudos.
Caso você perceba que ele está negligenciando a sua preparação para o vestibular, inicie um diálogo para entender o que está acontecendo. Muitas vezes a procrastinação é o resultado de uma sobrecarga ou da dificuldade em gerenciar os estudos. Adote sempre uma postura amigável e companheira para ajudar sem cobranças.
2. Respeite as decisões do jovem
É fundamental respeitar as decisões dos jovens em relação à carreira que desejam seguir. Todas elas podem proporcionar um excelente futuro, desde que ele seja um profissional bem capacitado. Portanto, o ideal é dar apoio para que se desenvolva na área que escolheu e alcance sucesso.
Muitos pais acabam colocando expectativas em seus filhos tentando realizar os próprios sonhos por meio da vida do adolescente. Esse é um erro muito grande que pode fazer com que o jovem se sinta ainda mais pressionado, por ter que agradar à família indo contra aquilo que deseja para o seu futuro.
3. Ajude com a organização do tempo para os estudos e rotina
O jovem pode saber o que precisa fazer, mas nem sempre consegue se organizar com todas as suas atividades. Ajude nessa organização do tempo elaborando uma agenda, um cronograma e um roteiro de estudos, para que ele tenha um momento para cada tarefa. Assim, terá uma rotina bem definida e seguirá uma ordem lógica na hora de estudar, sem se sobrecarregar.
Você pode utilizar planilhas simples para fazer isso, montar um calendário em um caderno ou recorrer à tecnologia, usando aplicativos para fazer essa organização. Existem também plataformas na internet destinadas a esse fim.
Aproveite para explicar ao seu filho como funcionam técnicas de gerenciamento de tempo, como a Pomodoro. Com elas, ele vai aprender a se dedicar a uma tarefa de cada vez, sem se preocupar com as demais, sabendo que cada uma terá o seu tempo para acontecer.
O gerenciamento dos estudos e da rotina é fundamental para que o adolescente consiga dar conta de toda a carga de conteúdo que precisa ver, mas fazendo isso de uma forma leve e fluida. Ele terá uma produtividade maior, verá os resultados surgirem e ficará mais tranquilo com sua evolução.
4. Seja parceiro
Durante a fase pré-vestibular seu filho precisa sentir que você está ao lado dele, apoiando e torcendo por seu sucesso. Seja um verdadeiro parceiro nesse momento, traga motivação e incentivo focando nos interesses do jovem, não nos seus. Ao mesmo tempo, ele deve entender que você continuará ali caso as coisas não saiam como planejado.
O jovem precisa ter essa segurança de que continuará recebendo seu apoio, amor e carinho mesmo que ele não consiga a aprovação dessa vez. Deve entender que passar no vestibular é importante, mas, se isso não acontecer, não haverá abalos para o seu relacionamento e você continuará tendo admiração por ele.
5. Ressalte as qualidades do jovem
A tensão e a ansiedade podem abalar a autoestima e a autoconfiança do adolescente, causando desânimo. Pode fazer com que não acredite ser capaz de passar no vestibular, supervalorizando aspectos que julga como inferiores em sua personalidade.
Para que isso não aconteça, ressalte as qualidades que o seu filho tem mostrando como elas podem ajudá-lo em sua preparação para o vestibular e durante as provas. Ele vai recuperar a confiança, acreditar em si mesmo e em seu potencial.
6. Proporcione momentos de lazer
Descanso e lazer são fundamentais para manter a saúde mental no vestibular. O corpo como um todo precisa de um tempo para descansar, tirando o foco dos estudos. Isso vai reduzir o estresse, a ansiedade e a tensão, além de favorecer a assimilação dos conteúdos, trazendo tranquilidade para que o cérebro seja mais receptivo para novas informações.
É interessante separar um dia na semana para que vocês façam algum programa diferente. Não precisa ser nada muito especial. Um passeio no parque, uma ida à lanchonete, ao shopping, cinema ou qualquer outro lugar são ações que ajudam a sair da rotina, dar um pouco de risada e relaxar.
Também incentive que o seu filho mantenha contato com outras pessoas da idade dele. Essa interação social é importante para que ele veja que os colegas também estão ansiosos, têm dúvidas e inseguranças. Assim, vai entender que tudo aquilo que está sentindo é natural e que outras pessoas estão na mesma situação.
7. Esteja disponível para ajudar
Explicamos que é preciso ser um grande parceiro do seu filho durante a fase pré-vestibular, o que inclui demonstrar disponibilidade para ajudar quando for preciso. Dê atenção tanto para possíveis dificuldades com os estudos quanto para questões emocionais. Se faça presente, dê abertura para o diálogo e adote uma postura empática e compreensiva.
Tenha cuidado para não minimizar os sentimentos do seu filho. Pode ser que ele traga para você algumas dúvidas ou medos que pareçam infantis ou com pouca importância, mas para ele são importantes e estão atrapalhando de alguma forma. Então trabalhe a empatia e não se esqueça de que você também já teve essa idade e essas mesmas inseguranças.
8. Incentive a adoção de práticas saudáveis
A adoção de hábitos e práticas saudáveis vai ajudar muito a manter a saúde mental do seu filho em equilíbrio durante o pré-vestibular. Já falamos sobre alguns deles, como gerenciar o tempo e ter momentos de lazer e descanso; mas também é importante que o jovem se divirta com seus amigos e tenha um tempo para não fazer nada.
Associado a esse ócio produtivo, é fundamental criar uma rotina do sono, com horário para dormir e acordar, manter uma alimentação equilibrada e saudável e beber bastante água. Também vale praticar exercícios físicos ou atividades que combatam o sedentarismo, como esportes, artes marciais ou dança.
Na hora da prova, o adolescente precisa ter boa disposição física e mental, e é por isso que ele não pode manter a atenção 100% focada nos estudos. Os hábitos saudáveis vão equilibrar sua saúde e o estado emocional, para que haja tranquilidade, concentração e foco.
O período pré-vestibular não precisa ser um pesadelo para os jovens. O ideal é que seja uma fase tranquila e de boas expectativas para o futuro, vista como uma oportunidade para investir nele mesmo. Então coloque em prática essas dicas para dar o apoio que o seu filho precisa, evitando prejuízos para sua saúde mental, contribuindo com seu futuro.
Gostou das dicas? Temos muitos outros conteúdos interessantes como esse para compartilhar com você. Por isso, assine a nossa newsletter e, assim, poderemos enviar todas as nossas novidades para o seu e-mail!