Você já ouviu falar em Novo Ensino Médio? Sabe quais são as mudanças na grade curricular e os impactos que isso terá no processo de aprendizagem dos estudantes? Calma, escrevemos este post para esclarecer essas e outras dúvidas!
O fato é que o mundo está em constante mudança. Em algumas décadas, a forma como aprendemos e usamos esse aprendizado não será mais a mesma. Ainda hoje já podemos observar como as exigências da sociedade contemporânea vêm impactando a geração do século XXI.
Atualmente, é esperado que os jovens tenham mais autonomia e protagonismo, contribuindo de modo mais participativo na construção de uma sociedade mais cidadã. Para atender a essas expectativas sociais e às exigências do mercado de trabalho, houve a necessidade de promover mudanças no método de ensino, em especial na última etapa da educação básica.
Com isso, a partir de 2022, teremos um Novo Ensino Médio. Continue a leitura e tire as principais dúvidas sobre o tema!
O que é o Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é uma proposta de reformulação da grade curricular do ensino médio. Essa reforma foi determinada pela Lei n.º 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que inclui as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Com as mudanças trazidas pela legislação, a última etapa da educação básica está sendo reestruturada. A partir de agora, o tempo mínimo do aluno na escola vai aumentar. Além disso, o Novo Ensino Médio tem uma organização curricular mais flexível, mas respeitando a BNCC.
Os estudantes passam a contar com diferentes possibilidades e escolhas, separadas por áreas de conhecimento e com foco na formação técnica e profissional.
Qual é o objetivo dessa mudança?
Além de buscar garantir uma educação de qualidade a todos os jovens, a mudança na base do ensino médio tem por objetivo possibilitar que o aluno termine essa etapa com uma profissão. Para isso, será concedido um certificado de curso técnico ou profissionalizante ao final do curso.
O novo formato aproxima as escolas da realidade dos jovens, que, na atualidade, precisam enfrentar novas demandas da sociedade e do mundo do trabalho. Ou seja, o novo modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento e a formação profissional tem por objetivo elevar a qualidade da educação do País enquanto prepara o jovem para o mercado de trabalho.
Quais áreas do conhecimento serão incluídas?
Como citamos, o novo currículo é organizado por áreas de conhecimento. São os chamados itinerários formativos. A partir de agora, em vez de cursarem as tradicionais matérias atuais, os alunos vão estudar 4 áreas de conhecimento:
- Matemáticas e suas Tecnologias;
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Cada uma delas contempla habilidades e competências relacionadas às suas respectivas áreas. Vale lembrar que, além dessas 4 grandes áreas, os estudantes vão cursar a Formação Técnica e Profissional.
Afinal, o que muda com o novo modelo?
Como vimos, o Novo Ensino Médio segue uma carga horária diferente da atual e oferece uma nova grade curricular. Desse modo, as principais mudanças são:
- aumento da carga horária dos estudantes: passa de 800 para 1.000 horas anuais obrigatórias, totalizando 3.000 horas nos 3 anos da etapa;
- adoção de uma Base Nacional Comum Curricular: serve de referência para guiar o currículo nas escolas;
- escolha dos itinerários formativos: conjunto de disciplinas, oficinas, núcleos de estudo e projetos que fazem parte de cada área do conhecimento.
O novo formato é aplicável ao ensino particular?
Sim. A nova organização curricular contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deve nortear os currículos de todas as escolas de ensino médio do País, tanto da rede pública quanto da rede privada.
Assim, as instituições de ensino particulares também devem se adequar às mudanças. Ou seja, todas as escolas de ensino médio do Brasil enfrentam esse novo desafio: implementar as novas diretrizes curriculares nacionais.
O novo modelo começa a ser colocado em prática de forma gradual a partir de 2022. Por isso, a adaptação escolar ao Novo Ensino Médio já está começando.
Os responsáveis devem se preocupar nessa fase de estudos com o quê?
Primeiramente, é importante ressaltar que o antigo currículo do ensino médio não estava mais atendendo às necessidades do jovem. Para garantir uma boa educação, foi preciso pensar em um modelo que atendesse tanto quem deseja ingressar no ensino superior quanto quem já quer ir para o mercado de trabalho logo após concluir a educação básica.
Para atender a essas exigências, o Novo Ensino Médio precisa contar com um currículo mais denso. Contudo, ele pode ser adaptado e customizado para atender à necessidade de cada aluno. Com isso em mente, pais e responsáveis precisam se desvincular do pensamento do ensino tradicional vivenciado até aqui.
Entender que os novos caminhos são válidos e favoráveis para a formação profissional dessa geração vai garantir que o adulto tenha confiança nessa mudança e, assim, não interfira negativamente no processo de aprendizado do aluno.
Ou seja, os responsáveis devem se preocupar em apenas auxiliar nas escolhas sem, contudo, influenciar o aluno de forma autoritária. Afinal, a escolha dos itinerários informativos contribui para uma aprendizagem mais ativa, sendo essencial ouvir e respeitar a vontade do estudante.
Como funciona o protagonismo do aluno no Novo Ensino Médio?
Com o Novo Ensino Médio, o aluno pode escolher um itinerário que contribua para o que deseja fazer profissionalmente. Por exemplo, quem pretende ser engenheiro, pode escolher um itinerário com matemática, física, química, entre outros temas. Ou seja, a partir de agora ele analisa o que quer fazer e leva isso em consideração na hora de montar sua grade curricular.
Contudo, caso o estudante não saiba ainda qual profissão pretende seguir, ele pode usar como base a sua área de maior interesse, como humanas ou exatas, por exemplo. Desse modo, há mais tempo para se dedicar ao que deseja fazer no futuro e às áreas de que realmente gosta.
Qual é o papel da escola nessa nova etapa?
Nesse contexto de novas escolhas e de autonomia e protagonismo do aluno, a escola precisa zelar pelo cumprimento de todos os aspectos da BNCC. Seu papel é garantir que as experiências e os processos assegurem os aprendizados exigidos.
Além disso, a escola deve ter especial atenção ao planejamento, de modo que os materiais didáticos escolhidos atendam à nova organização escolar e que as propostas e projetos pedagógicos atendam às demandas dos jovens.
E aí, agora você já sabe o que é Novo Ensino Médio? A implementação desse novo modelo veio para atender a uma geração que busca cada vez mais conexão com seu processo de aprendizagem. Além disso, essas mudanças na educação brasileira contribuem para maior inserção dos jovens no mercado de trabalho.
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Ano de mudanças e implementações no Ensino Médio, pra nossa felicidade e facilidade, temos uma instituição que preza por nós familiares e alunos, sempre nos orientando e esclarecendo, para que estejamos em sintonia constante com todas novidades na educação e desenvolvimento de nossos filhos.
Parabéns rede Santa Mônica.
Adorei o conteúdo da matéria.
Assim os pais ficam sempre apar de tudo que está acontecendo .