Meio ambiente e educação infantil são dois temas que precisam andar cada vez mais juntos. Afinal, são ambos fundamentais para que nossas crianças tenham um futuro melhor.
E não tem jeito mais eficiente de criar essa cultura de conscientização do que transformar a preocupação ambiental em uma rotina desde cedo, incluindo a ecologia na educação. Veja 11 práticas que podem ser aplicadas em casa, na escola e nos ambientes sociais para preparar os futuros tomadores de decisão no nosso mundo. Acompanhe!
1. Reciclagem
A reciclagem é uma das práticas mais consolidadas na nossa sociedade em relação à sustentabilidade, embora ainda seja muito limitada em resultados. Muitas vezes, as pessoas fazem sua parte, mas a cidade, o condomínio ou a empresa não possuem a infraestrutura para que esse esforço vire uma política pública.
Mas isso não significa que devemos desistir, muito pelo contrário. Quanto mais nossas crianças aprendem a fazer descarte seletivo de materiais reciclados, mais adultos no futuro poderão propor e exigir mudanças realmente significativas nesse ciclo de descarte.
A prova disso é que a coleta seletiva segue aumentando ano após ano. As crianças que praticam reciclagem hoje, que aprendem sua importância e como ela funciona, levarão este hábito para toda a vida.
2. Consumo minimalista
Ainda na mesma preocupação com o descarte, boa parte do excesso de lixo que produzimos tem origem lá no início dessa cadeia: quando nós consumimos também em excesso.
Por isso, é importante que pais e instituições de ensino demonstrem, desde cedo, a importância do consumo consciente, evitando que desperdicemos alimentos, brinquedos, principalmente produtos eletrônicos e de plástico.
É uma prática que pode ser reforçada na escola, mas também por pais e responsáveis em casa ou na hora de fazer as compras. É um esforço para criar uma pessoa capaz de se controlar no futuro e não comprar mais do que precisa.
3. Preservar e consertar
Falamos sobre consumir menos e reciclar mais, mas existe outro fator muito importante para nossa relação consciente com o meio ambiente: nossa capacidade de estender e aproveitar a vida útil de objetos que seriam antes descartados.
Muitas vezes, é costume dos próprios pais e responsáveis substituir um objeto ou um brinquedo assim que ele quebra ou apresenta algum defeito. Mas por que não transformar o próprio conserto em uma brincadeira?
Primeiro, claro, é preciso educar as crianças quanto à preservação do objeto. A maneira certa de guardar, como não se pode manusear, o tipo de ação que faz com que aquele brinquedo fique inutilizável e acabe com a diversão.
Em um segundo momento, caso o uso com o tempo acabe desgastando o objeto, você pode inserir a criança nesse processo de recuperação: fazer uma limpeza, realizar um conserto, trocar peças.
Além de ensinar que é possível tirar ainda mais diversão de um produto velho, você ensina essa criança a ser mais independente e hábil, que sabe aprender como as coisas funcionam e o que deve ser feito para consertá-las.
4. Usar sacola retornável
As sacolas de supermercado são um problema que junta tanto o consumo em excesso quanto o descarte de materiais nocivos à natureza.
Portanto, usar sacolas retornáveis e biodegradáveis, ou até mesmo usar sacolas de pano quando vai fazer compras com crianças são algumas práticas interessantes para demonstrar como pequenas mudanças de hábito fazem muita diferença para o meio ambiente.
5. Doação
Se muitos resíduos podem ser reciclados e virarem outras coisas, muitos objetos podem ser doados e reutilizados de outra maneira.
Principalmente na infância, ensinar o desapego a alguns bens materiais facilita o entendimento de que é melhor um brinquedo na mão de outra criança do que guardado no armário, sem servir pra nada.
Inclusive, é uma lição dupla: ambiental, evitando mais lixo produzido, e social, permitindo que crianças com menos condições também possam se divertir.
6. Levar garrafinha para a escola
Há hoje uma preocupação global pela redução no consumo de embalagens, recipientes e produtos descartáveis. Materiais como um simples copo de plástico, que é utilizado por apenas dez segundos para beber água e depois demora centenas ou até milhares de anos para se decompor na natureza.
Uma prática interessante para acostumar as crianças desde cedo é utilizar alternativas não descartáveis quando possível. Levar uma garrafinha própria de casa, usar um canudo reaproveitável e uma toalhinha para evitar usar guardanapo são boas atitudes.
Se essas crianças se acostumam a evitar produtos descartáveis, podem levar isso para a vida inteira. Um esforço coletivo hoje que reverbera bastante no futuro.
7. Economizar água
A conscientização não precisa vir apenas do descarte do que a gente consome, mas também dos recursos naturais que gastamos diretamente.
Uma pessoa que se acostuma a não desperdiçar água desde cedo dificilmente terá esse hábito ruim quando adulta. A prática de economizar água pode ser feita na hora do banho, ao lavar as mãos e até mesmo na hora de usar o bebedouro da escola.
Novamente, não é apenas esse esforço individual que vai fazer a diferença. Quando criamos uma sociedade consciente da grande importância da água, podemos ter líderes no futuro que tragam soluções maiores ainda para todos nós.
8. Economizar energia
Assim como a água, economizar energia significa fazer seu papel na proteção do meio ambiente. Esta prática é especialmente importante para as atuais gerações de crianças, que têm uma relação com equipamentos eletrônicos que nunca existiu na história da humanidade.
E nós, como adultos, temos a responsabilidade de ensinar filhos, netos e enteados a desligar aparelhos quando não usamos, variar atividades que usam celulares e videogames com brincadeiras analógicas, e até ensinar as possibilidades de energia renovável para o futuro. Isso tudo deve fazer parte da educação infantil moderna.
Sem contar, claro, nas pequenas ações que se somam para grandes impactos em nosso dia a dia. Os hábitos de apagar as luzes quando sair de um recinto e reduzir o uso de ar-condicionado quando não é realmente necessário são alguns exemplos de ações rotineiras que muitas vezes nem percebemos que fazem tanta diferença.
9. Preservar a fauna e a flora
Lá em cima falamos sobre a prática de preparar crianças para preservar seus brinquedos e objetos, mas por que não estender esse hábito para todo o mundo à nossa volta?
Ensiná-las a respeitar a fauna e a flora é criar uma relação mais íntima entre um adulto no futuro e a natureza a sua volta. Coisas como não maltratar os animais e não jogar lixo nas ruas devem ser básicas na rotina de qualquer criança.
Uma ideia interessante é ter um bichinho de estimação e algumas plantas em casa. Mesmo que seja um apartamento, com inteligência é possível manter um microbioma no convívio dessas crianças.
Com esse contato, você pode mostrar de que forma é possível ter responsabilidade com o meio ambiente nas pequenas coisas: como regar e cuidar de uma planta, alimentar e dar atenção a um animal.
Essa relação desde a infância pode não só criar adultos mais responsáveis em relação à natureza, mas que sejam capazes de desenvolver inteligência emocional e empatia nas suas relações — entre bichos, plantas e pessoas.
10. Compartilhar o assunto
Falando em educação infantil moderna, nunca a humanidade teve tantas ferramentas de comunicação e socialização como hoje. E todo esse poder está nas mãos de nossas crianças.
Por isso, uma prática que é tão importante quanto proteger o meio ambiente, é conscientizar e convencer outras pessoas a fazer o mesmo. A internet é um lugar perfeito para isso.
Desde que pais e responsáveis inserem as crianças em um ambiente online, de maneira controlada, podem incentivá-las a acompanhar sites e perfis de sustentabilidade, conversar com outras crianças sobre o tema e levantar o assunto dentro de sala de aula.
Quanto mais nós falamos sobre meio ambiente, mais essa preocupação vira parte natural de nossa rotina. Isso vale para os adultos e é ainda mais marcante para as crianças. Colocá-las em contato com essas ideias é plantar uma semente que dará frutos uma vida inteira.
11. Aprender na escola
Outra prática fundamental que pais e responsáveis podem reforçar é exigir de suas instituições de ensino que o meio ambiente seja um assunto recorrente dentro da sala de aula. Afinal, o nosso mundo e a nossa sociedade influenciam em toda jornada educacional.
Um exemplo disso é o Projeto Pedagógico do Santa Mônica Centro Educacional: “Meu compromisso e responsabilidade na construção de um planeta sustentável”.
É uma preocupação que temos na hora de definir nossas estratégias há muitos anos, mas que foi exacerbada pela grave pandemia que estamos enfrentando recentemente.
Agora que estamos voltando para a convivência escolar tradicional, é hora de repensar o papel de nós adultos na criação de crianças capazes de refletir, conscientizar e promover ações de prosperidade e proteção ao planeta.
Nosso objetivo geral com esse foco em sustentabilidade é “compreender que o conhecimento e a conscientização sobre a realidade do mundo físico, cultural e social devem gerar ações para a construção de uma sociedade democrática e solidária”.
Com o reforço dessa ideia em nossas crianças e aliando, tanto dentro quanto fora da escola, a relação entre meio ambiente e educação infantil, podemos proporcionar a elas um futuro melhor.
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