É importante pensar na criança como um ser integral, que precisa trabalhar a mente e o corpo em conjunto. Por isso, quando falamos do desenvolvimento infantil por meio do ambiente escolar, precisamos considerar a prática de esporte na escola de forma tão relevante quanto o desenvolvimento teórico e de sala de aula do estudante.
Pensando nisso, é interessante compreender como o esporte estimula as crianças de diferentes maneiras e como cada modalidade interfere no corpo e na mente dos pequenos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
A importância do esporte na escola
A prática de atividade física para crianças já tem sua importância largamente difundida, tanto que os esportes fazem parte da matriz curricular há muito tempo. Atualmente, no entanto, essas atividades ganham uma relevância muito maior.
Vivemos na Era Digital, em que a tecnologia desempenha um papel quase central, facilitando nossa vida em muitos sentidos, mas sendo nociva em diversos outros. Quem não lembra de como eram as brincadeiras de infância há 30 ou 40 anos? As crianças corriam nas ruas, jogavam bola, enfim, gastavam energia.
Hoje, no entanto, com vários jogos de videogame, simuladores, games online e tantos outros recursos, a prática de esportes ganha um certo bônus em termos de relevância. Mas, mais do que uma questão física, essa é também uma oportunidade de desenvolver os pequenos cognitiva, emocional e socialmente.
Benefícios cognitivos
Existem muitos benefícios cognitivos para o desenvolvimento infantil relacionados à prática de esporte na escola. Ela:
- trabalha a memória, com as regras, lances e estratégias de jogo;
- melhora a concentração, mantendo as crianças focadas dentro e fora das quadras;
- facilita o aprendizado, possibilitando a associação de conhecimentos teóricos a um cenário prático.
Benefícios emocionais
As crianças ainda experimentam ganhos emocionais significativos, que incluem:
- o estímulo à felicidade, já que os esportes ajudam a manter os hormônios em equilíbrio;
- a sensação de bem-estar em competir, cooperar e desfrutar de momentos com os amigos e colegas;
- o fortalecimento do controle emocional, extravasando frustrações e administrando vitórias e derrotas;
- o desenvolvimento de disciplina, seja para respeitar as regras ou para melhorar no esporte.
Benefícios sociais
Por fim, mas não menos importante, as atividades extraclasse relacionadas a esportes também ajudam a desenvolver as habilidades sociais da criança, como:
- ajuda a trabalhar em equipe, ressaltando a importância de contar e confiar em alguém;
- ensina sobre a cooperação e o poder de ajudar;
- aprimora e fortalece relações de confiança e amizade;
- contribui para a superação da timidez e insegurança ao interagir com os demais.
As modalidades de esporte indicadas para crianças
Agora, chegou a hora de conhecer algumas das modalidades de esporte na escola mais indicadas para as crianças praticarem durante todo o seu período de desenvolvimento escolar. Vamos lá?
1. Futsal
O futsal é uma das modalidades de esportes mais fáceis de ser inserida no ambiente escolar e é ainda mais simples de ser aderida pelos alunos. Primeiro, porque demanda um número menor de jogadores, depois, porque exige poucos investimentos, apenas uma quadra e as duas traves.
Assim, as crianças podem ser exigidas pelo professor de educação física, tanto no que diz respeito às regras do jogo quanto ao seu desempenho e disposição física. Desse modo, os pequenos gastam uma grande quantidade de energia e ainda desenvolvem habilidades de coordenação, velocidade e trabalho em equipe.
2. Natação
Nem todas as crianças gostarão de esportes coletivos e é por isso que, apesar de ser considerado um investimento mais alto, a natação está entre as atividades que vêm crescendo em ambiente escolar. Em geral, a maioria dos jovens, adolescentes e crianças tem afinidade com a água e isso torna as aulas mais divertidas.
Mas é claro que há muito espaço para aqueles que querem competir. Entre as modalidades de competição dos jogos escolares estão tanto os desafios coletivos quanto os individuais, provas curtas e longas, e muita diversidade.
3. Judô
O judô é uma modalidade esportiva que promove a competição individual e faz sucesso nas escolas por contribuir para aspectos importantes referentes à formação do indivíduo. Entre eles está a importância do companheirismo, do respeito pelos colegas e oponentes e também a ética durante as competições.
Além disso, o judô desenvolve o senso de responsabilidade e a disciplina das crianças, além de trabalhar as habilidades físicas e contribuir com noções de defesa pessoal.
4. Ginástica Rítmica
A ginástica é a modalidade queridinha de muitas crianças e também é oferecida em algumas escolas. Entre os benefícios, é possível listar a grande contribuição para o desenvolvimento infantil, com destaque para a correção da má postura, melhoria das habilidades motoras, da coordenação, do ritmo e muito mais!
Além disso, a prática de ginástrica rítmica desenvolve o equilíbrio, melhora a flexibilidade e também ensina às crianças comportamentos importantes, como persistência e disciplina.
5. Caratê
Assim como o judô, o caratê é uma modalidade esportiva de artes marciais acompanhada de toda uma filosofia. Ela é composta de hierarquia, o que também é fundamental para que as crianças desenvolvam senso de respeito.
A disciplina, o foco e a atenção plena também são atributos muito trabalhados durante as aulas. Por isso, a modalidade ajuda os pequenos a canalizarem a sua energia e a atividade excessiva em algo que realmente exige muito deles, tanto física quanto mentalmente.
É fundamental que as escolas estimulem a prática de atividades físicas desde cedo e os esportes são um ótimo meio para isso. Eles ajudam as crianças a gastarem mais energia, lidarem melhor com as suas emoções e administrarem melhor suas relações.
Como você viu, essa é uma medida de muitos benefícios. Além disso, o esporte é reconhecidamente uma maneira muito eficiente de incluir indivíduos diversos, mesmo aqueles que possuem alguma limitação cognitiva ou física. Portanto, é uma forma de inclusão e respeito às diferenças.
A boa notícia é que o SMCE oferece diferentes modalidades de esportes para os alunos e para a comunidade, de modo geral (não é preciso estar matriculado na escola para participar, basta se inscrever nas aulas da modalidade escolhida). Então, se você tiver interesse, vale se manter informado sobre o assunto.
Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Então, não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram e acompanhe todas as novidades!