Uma pesquisa revelou que somente 5% dos brasileiros dominam a língua inglesa e apenas 1% é fluente de verdade. Pouco, não acha? Esse cenário poderia ser bem diferente se ensinar inglês para crianças desde cedo fosse algo comum e incentivado pelos responsáveis no dia a dia.
Saiba que existem várias atitudes que fazem diferença e instigam a curiosidade pela aquisição de uma linguagem essencial para o futuro dos pequenos. Pensando nisso, preparamos um post para mostrar as principais e explicar por que é interessante estudar inglês ainda na infância. Confira!
Por que ensinar inglês para crianças?
Já ouviu falar que o cérebro de bebês e crianças funciona como uma esponja? Ele absorve tudo ao redor com facilidade e os primeiros anos de vida são especialmente enriquecedores. Até os 6 anos, na verdade, circuitos de linguagem estão se formando, o cérebro está aberto para fazer sinapses, ligações e conexões, e os pequenos conseguem aprender com naturalidade, se estimulados da maneira certa.
Em suma, a primeira infância é o momento ideal para a criança aprender inglês. E esse aprendizado só traz vantagens para a vida adulta do pequeno, afinal, a língua inglesa abre portas para o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. Repare nas vagas de emprego oferecidas atualmente: todas exigem uma segunda língua que, normalmente, é o inglês.
É, o inglês deixou de ser um diferencial e se tornou item essencial no currículo. Além disso, é uma língua universal e está em diversos universos, como música, cinema, seriados, artes etc. Em algum momento, será necessária para a vida da meninada, ainda mais se existirem planos de fazer um intercâmbio, trilhar uma carreira de sucesso ou ocupar um cargo relevante em uma empresa.
Veja outros benefícios de a criança aprender inglês:
- desperta a curiosidade;
- ajuda no aprendizado de outras línguas;
- estimula a sociabilidade e ajuda a reduzir a timidez;
- amplia a visão de mundo dos pequenos;
- melhora a autoconfiança e autoestima;
- contribui para o alcance da fluência na língua mais cedo.
Como ajudar crianças a aprender inglês?
Você pode ajudar a criança a aprender inglês no dia a dia com algumas atitudes. Tudo depende de organização e planejamento. Neste tópico, listamos algumas sugestões para incorporar à rotina. Acompanhe!
Estimule a leitura
Estimular a leitura é essencial para a criança aprender inglês. Você pode começar com revistas em quadrinhos com histórias mais simples ou livros infantis com ilustrações. No começo, o pequeno pode não compreender muito bem, mas aos poucos, e com bastante estímulo, conexões se formam, e ele começa a entender a nova linguagem.
É interessante separar um momento para ler junto da criança e até utilizar artifícios para tornar o momento mais atrativo, como fantoches, lanternas ou fantasias. Esse pode ser um momento especial para toda a família. Vocês podem se juntar na sala para uma sessão de contação de histórias em inglês.
Listamos alguns livros bacanas para ler com os pequenos:
- The Very Hungry Caterpillar — Eric Carle: 0 a 3 anos;
- Indestructibles: Baby, Let’s Eat! — Amy Pixton e Stephan Lomp: 0 a 2 anos;
- Numbers, Colors, Shapes — Roger Priddy: 1 a 3 anos;
- Goodnight Moon — Margaret Wise Brown: 0 a 4 anos;
- Corduroy — Don Freeman: 3 a 5 anos;
- Curious George at the Aquarium — R. P. Anderson: 4 a 7 anos.
Incentive o hábito de assistir desenhos e filmes em inglês
Essa é outra atividade bacana para a criança aprender inglês em família! Existem diversos desenhos e filmes capazes de incentivar o aprendizado da língua inglesa de maneira natural e divertida. Normalmente, os diálogos são curtos e fáceis de compreender, por isso, os pequenos assimilam rapidamente os conteúdos sem que percebam.
É bacana acompanhar a criança nessa atividade também. Vocês podem assistir ao vídeo dublado no começo e, se houver a opção, legendado em seguida. Dependendo do nível de inglês, dá para ver o desenho ou filme sem as legendas. Mas é bom ir com calma e seguir o ritmo de aprendizado da criançada, tudo bem?
Estes filmes e desenhos são boas pedidas para as crianças aprender inglês:
- Como Treinar o Seu Dragão;
- Hora de Aventura;
- Patrulha Canina;
- Frozen — Uma Aventura Congelante;
- Toy Story — Um Mundo de Aventuras;
- Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais;
- Phineas e Ferb;
- A Casa do Mickey Mouse.
Invista em uma escola bilíngue
Outra maneira de aprender um novo idioma é apostar na educação bilíngue. Essa abordagem pedagógica é estruturada para inserir de maneira didática o inglês na vida escolar da criança, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.
Além disso, a formação bilíngue ajuda a criança a conquistar a proficiência na língua inglesa mais cedo e de maneira natural. Afinal, a linguagem é amplamente estimulada e está incorporada em seu cotidiano em circunstâncias variadas.
Acompanhe, a seguir, dicas práticas para optar por escola de qualidade para a criança aprender inglês:
- conheça o método de ensino e certifique-se de que a escola promova situações que desenvolvam a linguagem;
- visite o espaço físico, avalie a estrutura do local e o material didático;
- aproveite para conversar com coordenadores, diretores, professores etc.;
- considere a capacitação dos professores, bem como suas vivencias profissionais;
- converse com pais e crianças para conhecer suas experiências com a instituição.
Ouça músicas em inglês
Não podemos nos esquecer das músicas em inglês, afinal, as crianças sempre curtem muito aprender um novo idioma com canções, assim como os adultos. Aqui, é legal aproveitar as playlists em vários momentos do dia, seja no carro, durante o banho com os pequenos ou mesmo em casa, no meio da tarde.
Quanto mais tempo estiverem expostos ao idioma, melhor. Esse, inclusive, é um exercício ótimo para treinar o listening e speaking. Para deixar a atividade mais interessante, caso a criança tenha um nível de inglês bom, você pode propor que ela escreva em um caderno a música, mas sem copiar a letra, claro. Assim, é possível treinar o writing também. Bom, não é?
Aqui vão algumas sugestões clássicas e de músicas para aprender inglês com a criançada:
- Twinkle, Twinkle, Little Star;
- Brush Your Teeth;
- Old MacDonald Had a Farm;
- The Wheels on the Bus;
- Head, Shoulders, Knees and Toes;
- The ABC;
- Finger Family.
Faça um jogo de perguntas e respostas em inglês
Que tal um jogo de perguntas e respostas para estimular a criança a aprender inglês? Comece com algo bem simples, perguntando o nome das cores, dos animais ou das comidas. Peça para que o pequeno fale, mas também escreva a palavra, se possível. Vá no ritmo dele, sempre respeitando os limites.
Com o tempo, você pode tornar a brincadeira mais “difícil” ou partir para outros tipos de jogos. Existem board games, ou jogos de tabuleiros, por exemplo, que podem ajudar no ensino da língua inglesa e proporcionar momentos de divertimento e relaxamento para toda a família. Basta verificar a idade recomendada. Veja alguns exemplos a seguir:
- Boggle;
- Bananagrams;
- Rewordable;
- Dixit;
- Pictionary;
- Clue;
- Trivial Pursuit;
- The Game of Life.
Há, ainda, diversos jogos e aplicativos digitais que contribuem para a aquisição de uma nova linguagem. É interessante, no entanto, cuidar para que as crianças não passem tempo demais utilizando dispositivos tecnológicos, mesmo que o intuito seja reforçar os estudos.
Pegue receitas em inglês
Preparar receitas em inglês pode contribuir muito para a aquisição de uma nova linguagem, além de proporcionar um momento gostoso com os pequenos, né? O programa já está pronto, olha só: você pode reservar um dia da semana para cozinhar um prato típico de um país que fale a língua inglesa.
Pode até pedir ajuda do pequeno para fazer uma decoração toda especial para a ocasião. Essa, inclusive, é uma maneira legal de conhecer mais sobre um país ou região e expandir mais a visão de mundo da criançada. Separe um documentário a respeito do lugar escolhido para assistirem também.
Bom, aqui vão algumas dicas de receitas gostosas para testar:
- Fish and Chips: Inglaterra e Austrália;
- Shepherd’s Pie: Irlanda;
- Mac n’ Cheese: Estados Unidos;
- Poutine: Canadá;
- Bangers and Mash: Inglaterra;
- Meat Pies: Austrália;
- Apple Pie: Estados Unidos.
Converse em inglês
Por fim, converse em inglês com as crianças! Mais uma vez, comece com algo simples. “Good morning” pela manhã já faz diferença, assim como pequenas expressões e cumprimentos. Troque algumas palavras, faça pequenas perguntas. Assim, o pequeno se sente confortável também para falar.
Torne esses momentos divertidos, assim, a criançada associa o aprendizado com algo prazeroso desde sempre. E aí, quando você menos perceber, o pequeno tomará a iniciativa de aprender cada vez mais.
Esse foi nosso conteúdo com sugestões para ajudar a criança a aprender inglês! Como pôde conferir, inserir a língua inglesa no cotidiano dos pequenos é a melhor forma de estimular o interesse e o aprendizado desde cedo. E se você fizer isso de maneira lúdica, eles aprenderão brincando e estarão mais preparados para trabalhar a fluência no futuro.
Gostou do post e quer conferir mais conteúdos como este? Então, siga a Santa Mônica Centro Educacional nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Spotify!