Você sabe como a atividade física ajuda nos estudos e que sua prática tem influência direta na preparação mental para as provas de vestibular? Embora os benefícios dos exercícios físicos já sejam conhecidos para a saúde, também são ótimos para o aumento da capacidade da memória, melhora da concentração e preparo do corpo para longos períodos de provas.
O período de resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou dos vestibulares tradicionais costumam ser de muita tensão para os alunos e conseguir uma boa colocação é o objetivo de todo estudante que passou o ano se preparando para esse momento.
Porém, tão importante quanto a preparação intelectual, é a mental e a física. Para que o aluno possa ir bem nessas provas alguns fatores precisam ser levados a sério, além de, claro, muita dedicação aos estudos.
De acordo com os especialistas, o ideal é que as atividades sejam realizadas 5 vezes por semana, durante 30 minutos por dia, de preferência com a supervisão de um profissional.
Como a atividade física ajuda nos estudos
Enquanto pratica a atividade física, o corpo passa a produzir mais serotonina e endorfina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade.
Através de atividades aeróbicas, como caminhadas, corridas, pedaladas ou dança, o corpo também passa a liberar o fator neurotrófico derivado do cérebro, proteína que estimula o crescimento de novas células cerebrais e que está ligada ao aprendizado.
Além disso, é também no momento do exercício físico que os alunos costumam relembrar os assuntos estudados. Muitos utilizam o tempo da caminhada para lembrar as fórmulas, nomes das aulas de história ou conceitos mais “decorebas”.
Ao se exercitar com mais frequência, o jovem acelera o metabolismo e melhora as funções do corpo, mexendo, principalmente, com os sistemas circulatório e respiratório, tendo mais disposição no dia-a-dia. A autoestima também é afetada, já que passa a ter mais segurança e confiança, dois fatores super importantes para o desempenho positivo em provas e vestibular.
As atividades físicas também contribuem para a melhora das funções motoras, tornando os estudantes mais ágeis, auxiliando na melhora dos níveis de produtividade. Um estudante que pratica mais exercícios se sente mais disposto e com mais energia para produzir outras atividades, sentindo pouco cansaço mental, mesmo após longas horas de leituras e estudos.
6 dicas para ter uma rotina de atividades físicas
Além dos benefícios citados acima, a prática de atividade física regular também auxilia na manutenção da qualidade do sono, no combate ao diabetes, no alinhamento postural, fortalecimento do sistema imunológico e combate à depressão.
Se criar uma rotina de exercícios físicos seja algo difícil para o estudante.
Separamos algumas dicas para você saber como a atividade física ajuda nos estudos e pode se tornar um hábito prazeroso.
1 – Comece!
Não fique somente nos planos. Não precisa se matricular na melhor academia, ter a melhor roupa ou o tênis de última geração. O importante é dar o primeiro passo, usar uma roupa confortável e fazer exercício em um local seguro, de preferência, sob a supervisão de um adulto responsável. A prática de atividade física vai fazer bem para seu corpo, sua autoestima e para a sua vida social!
2 – Reserve um horário fixo para fazer atividade física
Tenha uma rotina bem definida com seus horários de estudo e de atividades físicas, assim você não vai atrapalhar seu desenvolvimento em nenhuma das áreas. Divida seu dia e separe um momento para se exercitar. Assim, você consegue relaxar e movimentar o corpo.
3. Faça uma playlist com suas músicas favoritas
Tudo fica melhor com música, não é mesmo? E a atividade física não seria diferente! Faça uma playlist com as suas músicas prediletas e aproveite seu momento!
4. Escolha algo que você goste
Dança? Caminhada? Academia? Corrida? São diversas opções e o importante é que você procure alguma atividade que sinta prazer em fazer, pois isso já ajuda a tornar a tarefa mais gostosa.
5. Não tenha pressa
Tenha metas viáveis e vá sem pressa. Nada de manter uma rotina pesada de exercícios logo no começo, né? Conheça seus limites e aproveite o caminho!
6. Tenha amigos que te incentivem
E isso não vale somente para atividades físicas, né? Observe se quem está ao seu redor te anima e te incentiva a descobrir o seu melhor lado. Lembre-se que a atividade física faz bem ao seu corpo, sua saúde e sua mente.
E falando sobre saúde mental: cuidar dela também é importante. Saiba como não deixar a ansiedade atrapalhar a sua performance nas provas.