Você sabia que brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças? Isso porque, mais do que diversão, a brincadeira promove o aprimoramento de habilidades emocionais, cognitivas, motoras, psicológicas e sociais. Nesse sentido, os brinquedos de empilhar e encaixar são excelentes alternativas desde os primeiros anos de vida, pois estimulam o racicínio, a paciência, a criatividade, a coordenação motora de maneira lúdica, divertida e eficiente, podendo até mesmo estreitar os laços com os pais.
Neste post falaremos sobre a influência dos brinquedos de empilhar e encaixar no desenvolvimento infantil e de que forma tais atividades podem ser feitas. Acompanhe o texto e confira!
O que são brinquedos de empilhar e encaixar?
São brinquedos que servem, basicamente, para que as crianças aprendam brincando. Assim, o simples ato de encaixar, montar, desmontar e empilhar proporciona muitas formas de exercitar habilidades importantes nas crianças. Esses brinquedos facilitam o aprimoramento da função psicomotora, do raciocínio lógico, do trabalho em equipe, do desenvolvimento dos sentidos e da percepção espacial.
Quais são os benefícios dos brinquedos de empilhar e encaixar para o desenvolvimento infantil?
A importância do brincar está relacionada a uma diversidade de funções que vão desde o lúdico, puro e simples, até o desenvolvimento de aptidões e habilidades essenciais. Por isso, relacionaremos, a seguir, os principais benefícios que os brinquedos de empilhar e encaixar proporcionam às crianças.
Desenvolvem habilidades motoras
Durante o processo da educação infantil, os brinquedos de empilhar e encaixar são úteis para melhorar a motricidade fina, a coordenação motora e muitas outras habilidades afins. Esses jogos possibilitam que os pequenos adquiram mais destreza com as mãos e, com isso, desenvolvam noções espaciais.
A combinação das pecinhas leva a criança a estimular tais habilidades, fortalecendo e moldando os músculos dos dedinhos e das mãos, com movimentos circulares e de coordenação, quando encaixam os bloquinhos.
Proporcionam aprendizado com diversão
São brinquedos que educam enquanto divertem e, de forma inconsciente, as crianças absorvem conhecimento e aperfeiçoamento de capacidades de todos os tipos, conforme listamos anteriormente.
As peças dos joguinhos têm um design simples, com formas geométricas básicas, variando em tamanho e cores saturadas. Tal variação é bastante elementar, mas é justamente essa simplicidade que proporciona um brinquedo de encaixe eficiente para ajudar a criança a entender os conceitos de posição, espaço e dimensão — largo e estreito, baixo e alto, curto ou comprido — sempre de forma lúdica.
Estimulam aptidões
Os brinquedos de encaixar e empilhar estimulam a concentração, a atenção, o raciocínio lógico, a imaginação e a criatividade. Com suas possibilidades de variações de montar, empilhar e encaixar, os pequenos criam um mundo imaginário com brincadeiras capazes de explorar uma imensidão de ideias, aprendizados de elementos do ambiente e nomes de objetos que levam à compreensão do funcionamento do mundo.
Reforçam a autoestima
O constante treino do manuseio desses jogos faz com que a criança reforce sua autoestima e sua confiança, à medida que ela conquista o objetivo do joguinho. Nesse momento, ao ser encorajada e valorizada pelo empenho bem-sucedido, cria-se nela um aumento da sua motivação para continuar a brincadeira e se superar sempre. Esse tipo de estímulo é muito proveitoso para fortalecer a saúde mental infantil.
Estimulam a criatividade
Ao brincar de empilhar, montar e encaixar, a variedade de construções possíveis desenvolve a criatividade dos pequenos. Quanto mais a criança brinca, mais ela cria, pensa, imagina, raciocina, constrói, reconstrói, desmonta e evolui na criatividade.
Desenvolvem habilidades de resolver problemas
A criação de diferentes combinações entre as peças dos joguinhos induz a criança a raciocinar no sentido de resolver problemas. Isso acontece durante sua busca pelas melhores formas de encaixes, por meio de organização e planejamento durante a brincadeira.
Assim, a forma de estruturar os pensamentos e a habilidade cognitiva acontecem quase que espontaneamente, pois isso flui de forma leve e divertida.
Promovem o raciocínio lógico
Esses brinquedos de montar e empilhar estimulam as noções de proporção, raciocínio espacial e reconhecimento de padrões. Quando as crianças identificam as peças que combinam entre si, suas mentes procuram soluções para organizá-las e encaixá-las. Do mesmo modo, de forma inconsciente, há um trabalho de raciocínio matemático, com o qual se aprende a fracionar e dividir em tamanhos e partes distintas.
Quais são as brincadeiras que podem ser feitas com a família?
A família toda pode se divertir ao estimular o desenvolvimento de uma criança com ideias para brincar com blocos de encaixar, montar e empilhar. A seguir, separamos 6 brincadeiras que divertem e educam ao mesmo tempo. Confira!
1. Labirinto
Os blocos de labirinto funcionam como um incentivo ao planejamento e ao raciocínio lógico, uma vez que os pequenos precisam encontrar saídas. Então, por meio de uma base, é possível montar um labirinto com bloquinhos e, no meio da estrutura, colocar uma bolinha para procurar a melhor solução.
2. Brincar de somar
Que tal aprender as operações básicas de matemática de um jeito divertido? Nessa proposta os blocos de empilhar e encaixar podem ser usados como material didático complementar. Essa é uma das melhores ideias para brincar com blocos de montar para entender como resolver um problema matemático.
Dessa forma a criança pode aprender a multiplicar de maneira visual. Por exemplo: posicionar quatro bloquinhos ajuda a visualizar a contagem do número quatro, assim como, ao multiplicar 2 x 2, e variar as possibilidades. Com isso, a matemática se torna mais palpável e fácil de entender.
3. Relacionar cores
A manipulação de blocos e peças de empilhar e encaixar incentiva a criança a aprender a relação entre as cores. Essas pecinhas são sempre coloridas com tonalidades básicas e saturadas, o que permite uma visualização e distinção mais apurada entre uma e outra.
É possível propor brincadeiras de dividir cores em grupos, fazer sequências, relacionar com outros objetos etc.
4. Construir pilhas altas sem derrubar
Há variadas maneiras de estimular as crianças com blocos de empilhar para que elas trabalhem o raciocínio lógico, a concentração, o equilíbrio e a coordenação motora montando pilhas altas sem derrubar as peças. É, também, uma oportunidade de ajudar a criança a recriar sequências de cores e aprender a distinguir cada uma.
5. Jogo da memória
É possível criar jogos da memória com blocos coloridos recorrendo à distinção das tonalidades, conforme já comentamos acima. Você consegue montar uma sequência de cores com os blocos, pedindo para que a criança memorize e, em seguida, desmanchar a peça para que ela recrie essa sequência.
Você pode, ainda, contar uma história usando os blocos coloridos e pedir que ela reconte com o mesmo recurso. É uma forma de ensinar a ordem de acontecimentos das ações de uma história, por meio de cores e formas.
6. Encontrar diferenças
Para desenvolver essa habilidade, você pode construir duas colunas iguais, com blocos coloridos, introduzindo pequenas diferenças. Depois, desafie a criança a encontrar a diferença.
O desenvolvimento de habilidades deve ser encorajado desde muito cedo e, a melhor forma de fazer isso, é por meio de recursos lúdicos. Por isso, os brinquedos de empilhar e encaixar são opções educativas simples, mas que permitem uma imensidade de variações em suas aplicações pedagógicas e recreativas. Portanto, vale muito experimentar e abusar dessas atividades com os pequenos. Eles se divertem enquanto aprendem e se desenvolvem mais rapidamente.
Aprender brincando é saudável e instrutivo, então, que tal ajudar a espalhar esse conhecimento compartilhando com seus contatos nas redes sociais?