Como fazer a escolha da profissão na adolescência? Com o começo dos estudos para o ENEM e principais vestibulares, muitos jovens começam a se perguntar: como é que irei escolher uma profissão AGORA?!
São diversas opções e todas muito atrativas: médico, enfermeira, jornalista, designer, DEV… Afinal, o que levar em consideração na hora de escolher uma profissão? A vontade real é de fazer o que se gosta, mas o medo do retorno financeiro é algo que sempre pesa.
Além disso, a opinião de pais e amigos também preocupa os adolescentes. Tudo isso, acaba interferindo muito na escolha da profissão nessa fase.
Porém, com um pouco de planejamento e organização, tudo pode ficar mais tranquilo.
Veja nosso texto sobre ENEM: Como ensinar gestão de tempo ao seu filho(a) adolescente?
A escolha da profissão na adolescência: é preciso humanizar essa decisão
A escolha da profissãona adolescência deveria girar, não somente no retorno financeiro, mas também no senso de cidadania. Ou seja, o que as pessoas possuem de mais forte e que podem devolver ao mundo?
O trabalho, assim, seria visto como uma realização social e enxergado como uma contribuição que a pessoa escolhe fazer à sociedade. Em outras palavras, em um mundo ideal, o jovem poderia levar em conta o impacto social que a escolha de sua profissão iria gerar no mundo em que vivem.
Como fazer a escolha da profissão ideal na adolescência?
Primeiramente, é preciso entender que não existe carreira perfeita. Somos feitos de interesses, capacidades e habilidades diversas e que mudam com o passar dos anos.
Para te ajudar a fazer a escolha da profissão ideal na adolescência, separamos 5 dicas muito importantes! Boa leitura!
Identificar a área de interesse na escola
Quais são as disciplinas que você mais gosta na escola e em quais delas você tem um melhor desempenho? Essa é uma ótima forma de traçar áreas de interesse.
Afinal, se você não é bom em exatas, não faz muito sentido ir para a área de Engenharia Civil, correto?
Para entender melhor o assunto, leia nosso artigo sobre Saiba como escolher o curso superior ideal, de acordo com os seus pontos fortes
Busque mais informações
Participe de Feira de Profissões, faça testes de aptidões e converse com profissionais da área de seu interesse. Assim, você vai ter uma maior vivência e vai conseguir tirar a maior quantidade possível de dúvidas acerca da carreira que está pensando em seguir.
Converse com sua família
Muitas vezes, a escolha da profissão dos jovens é feita a partir da profissão dos pais ou de parentes próximos. Por isso, que tal conversar com quem inspira você?
Converse com ele (a) sobre suas dúvidas, pergunte como foi a decisão da profissão, como foi a preparação para o vestibular, a escolha da Universidade. Você decide a sua carreira, mas é sempre bom contar com o amparo da família!
Esqueça o mito da profissão para toda a vida
Embora pareça ser algo eterno, a escolha da profissão não precisa ser um peso. Tenha em mente que nada nessa vida é eterno, correto? Embora essa seja, sim, uma decisão muito importante, pode ser que, no futuro, você decida mudar os rumos da sua vida profissional.
São diversos relatos de pessoas que fizeram isso e foram bem sucedidas em suas escolhas. Você não precisa ficar preso a uma decisão tomada na adolescência: sempre existe a chance de trilhar novos caminhos!
Saiba quais são as suas qualidades
Você consegue citar 5 coisas que faz de melhor?
Analise seu comportamento no dia-a-dia e visualize-se, por exemplo, organizando uma festa. Qual seria a sua posição: estratégica e prática, ou no planejamento e separação de itens?
Nas situações do cotidiano também conseguimos observar nossas características e elas costumam refletir bem no mercado de trabalho. Peça ajuda aos seus amigos e familiares para traçar seu perfil profissional.
Por que é tão difícil fazer a escolha da profissão na adolescência?
Encontrar a profissão certa pode ser um grande desafio, especialmente quando estamos em uma fase de autodescoberta, aprendendo sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor.
Nessa fase, somos bombardeados por diversas responsabilidades, incluindo vestibular, ENEM e expectativas da família, o que aumenta ainda mais a pressão para fazer uma escolha rápida e definitiva.
Com tantas opções disponíveis, muitas vezes é difícil decidir qual caminho seguir, especialmente quando não temos um conhecimento aprofundado sobre as diferentes áreas de atuação e seus respectivos mercados de trabalho.
Portanto, é muito importante pesquisar as áreas de conhecimento e considerar os possíveis caminhos que cada profissão pode oferecer, a fim de tomar uma decisão certeira.
Se você gostou desse texto, leia nosso artigo sobre Teste de aptidão é interessante para adolescentes? Confira!