As atividades sensoriais influenciam o desenvolvimento motor, cognitivo e interferem diretamente na saúde mental das crianças. Por isso que, em vez de investir em brinquedos cheios de luzes, sons, com altas tecnologias e comandos automáticos, vale mais apostar na criatividade e estimular o uso de um brinquedo sensorial.
Tendo isso em vista, vamos abordar a importância das atividades sensoriais para as crianças de todas as idades. Entenda como ela pode influenciar o desenvolvimento infantil e trazer benefícios significativos para estimular as funções sensoriais dos pequenos. E mais: tais atividades ainda podem proporcionar ótimos momentos de integração e alegria. Boa leitura!
Entenda o que são atividade sensoriais e a sua importância
Em vias gerais, as atividades sensoriais são completamente diferentes dos brinquedos que funcionam sozinhos. Tais brincadeiras são centradas no despertar do interesse em descobrir novas formas, sons, cores e outras habilidades que exploram a curiosidade das crianças.
Esse tipo de atividade deve ser ensinada para as crianças de todas idades. Há brincadeiras que podem ser realizadas, até mesmo, com os bebês acima de seis meses de idade. Para tanto, os pais podem estimular e ajudar os filhos à interação por meio dessa prática lúdica e saudável.
Despertar, desde cedo, os estímulos sensoriais é importante em diferentes aspectos. No âmbito cognitivo, ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio, concentração e atenção. A realização de brincadeiras sensoriais estimula o desenvolvimento dos sentidos e deixa a criança mais atenta aos estímulos sensoriais.
Assim, ao aguçar uma variedade de estímulos sensoriais, é possível alterar a estrutura neurológica da criança e melhorar suas habilidades em diversas áreas que envolvem a percepção auditiva, visual, o tato e o olfato. Isso porque esses exercícios promovem a construção de novas conexões entre os neurônios e as células do cérebro.
Vale lembrar que, assim como os músculos, o cérebro também precisa ser exercitado para ser moldado e fortalecido conforme as experiências vivenciadas na infância. Se não houver esses estímulos, todo esse processo pode ser retardado, o que prejudica o desenvolvimento infantil.
Outro ponto importante de incentivar a prática de brincadeiras sensoriais é que elas também ajudam a perceber eventuais problemas de saúde na criança. Como as brincadeiras estimulam os sentidos, os pais podem observar se há algum indício de anormalidade em algum dos cinco sentidos sensoriais.
Saiba como elas influenciam o desenvolvimento infantil
Decerto, o brincar é fundamental para estimular as habilidades e influenciar o desenvolvimento na infância. Nesse sentido, as atividades sensoriais assumem um caráter significativo quanto ao modelo de construção da personalidade infantil. Atualmente, muitas crianças são “educadas” pela tecnologia e passam grande parte do tempo com o celular ou outros aparelhos eletrônicos nas mãos.
Devido aos impactos negativos que esse hábito tão cultivado pelas novas gerações representa para a saúde, o ideal é resgatar o tradicional e incentivar brincadeiras mais saudáveis. Nesse sentido, construir o próprio brinquedo pode ter gostinho especial e cativante para as crianças, principalmente na companhia dos pais, irmãos e coleguinhas.
A própria dinâmica que envolve a preparação dessas brincadeiras serve para estimular a imaginação, a criatividade e elevar a autoestima e a autonomia dos pequenos. Além disso, essas atividades melhoram habilidades ligadas à comunicação, à noção de tempo e espaço e interferem bastante no desenvolvimento da capacidade cognitiva, linguística, motora e emocional da criança.
Confira quais são os benefícios para as crianças
Listamos os principais benefícios que essas atividades podem proporcionar à criança de todas as idades. Confira!
Estimula o tato
A pele é um órgão dotado de sensibilidade que permite a percepção sensorial, o toque. Por tal razão, é possível perceber, pelo toque, diferentes sensações. Uma das formas de percepção tátil é a alternância de temperaturas e as sensações resultantes do contato com diferentes texturas.
Nesse contexto, estimular brincadeiras que estimulam esse sistema envolve, muitas vezes, o uso das mãos. Por isso, procure estimular exercícios que explorem as habilidades das mãos, pois além de divertidos, eles despertam as funções sensoriais nos pequenos.
Ativa o sistema olfativo
O nariz é o órgão responsável pelo nosso sistema olfativo, cuja função é distinguir odores. Se estimulado pela liberação de aromas e perfumes, esse órgão é capaz de diferenciar odores agradáveis ou não. Diante disso, envolva as crianças em brincadeiras de culinária, que ajudam a reconhecer o aroma das frutas, vegetais e de outros alimentos.
Melhora o sistema visual
Os olhos são responsáveis pela percepção visual. Estimular esse sentido é relativamente fácil, pois uma simples mudança de ambiente ou luminosidade já o faz. Em sala de aula, a simples ação de mudar a decoração, colocar desenhos nos murais e abusar das cores já estimulam essa percepção.
Ajuda no desenvolvimento motor
Outra questão relevante é a vantagem de explorar os estímulos dos sentidos para o desenvolvimento da coordenação motora infantil. É nas primeiras fases da infância que as crianças começam a desenvolver esse tipo de habilidade. As atividades sensoriais ajudam a estimular os movimentos necessários ao controle da preensão de objetos com as mãos, por exemplo.
Promove a socialização
Estimular a criança a participar de brincadeiras sensoriais também interfere no desenvolvimento de habilidades sociais. Nesse contexto, os estímulos dos sentidos são utilizados para perceber a presença de outras crianças e estimulam a busca de ações que facilitem a interação e a confiança no outro.
Melhora a linguagem
A habilidade da fala está diretamente relacionada ao sentido da audição, mas recebe influências de outros como a visão. Crianças que são estimuladas desde cedo a interagirem com as pessoas de seu ambiente terão mais facilidade de comunicação e de interação social.
Veja como incentivar a realização delas no dia a dia
Como uma dádiva da natureza, o corpo humano é dotado de órgãos responsáveis pelos mais variados sentidos e sensações. Tato, olfato, paladar, audição e visão são os mecanismos que possibilitam perceber as texturas, aromas, sabores, sons, além dos estímulos visuais.
Logo, os pais e professores devem estimular a criança à adesão aos brinquedos sensoriais, pois eles estimulam esses sentidos e ajudam a desenvolver a criatividade. De modo geral, as crianças são naturalmente curiosas, o que se torna um fator positivo para atraí-las para esse tipo de brincadeira.
Enumeramos algumas dicas para incentivar o envolvimento dos pequenos nas atividades sensoriais. Confira:
- utilize objetos que você tem em casa e que eles estão mais familiarizados;
- recicle e reutilize materiais e aproveite para explicar sobre noções básicas de sustentabilidade ambiental;
- explore utensílios como potes de sorvetes vazios, colheres de pau, flores, folhagens, galhos, principalmente materiais que a criança já consegue identificar;
- explore diferentes texturas, tecidos, papéis, tintas e cores e deixe que ela faça rabiscos coloridos no próprio corpo.
Confira 6 dicas de atividades sensoriais
Listamos algumas brincadeiras lúdicas para que você possa aplicar, na prática, com as crianças. Elas podem ser feitas individualmente ou em grupo. Observe!
1. Algodão no pote
Essa atividade pode ser feita com bebês, desde que ele esteja na fase de compreender o que pode ou não colocar na boca. Ao colocar o pote de algodão na frente dele, ensine-o a retirar e a colocar o algodão de volta. De preferência, utilize algodão colorido.
A experiência de poder encher e esvaziar o pote é importante para ensinar a noção espacial. Já a textura do algodão serve para estimular o tato e a capacidade de preensão. Com crianças maiores, essa atividade ajuda a identificar as cores. Dependendo da idade da criança, você pode ensiná-la a contar fazendo bolinhas de algodão.
2. Algodão molhado
Aproveite o algodão e continue brincando com o seu filho: reserve um pote com um pouco de água, bolinhas de algodão colorido e brinquedos. Agora, explore a criatividade dele e veja o que ele consegue criar utilizando a combinação desses materiais.
3. Esponjas e bacias com água
Esse exercício lúdico tem a finalidade de treinar a coordenação motora da criança. Para isso, você precisa de duas bacias com água e uma esponja nova picada em partes pequenas. Distribua os pedaços da esponja em uma das bacias. Depois, dê um pegador a criança e ensine-a a coletar os pedaços de esponja e colocar na outra bacia.
4. Papel picado
Distribua papéis de revistas velhas e deixe os pequenos rasgarem com as mãos, sem tesoura. A brincadeira é simples, mas eles adoram! Peça para construírem caminhos pelo chão utilizando cores diferentes ou deixe que eles colem os pedaços em alguma superfície, como um tecido ou capa de caderno.
5. Caça frutas na gelatina
Faça uma boa quantidade de gelatina colorida e coloque em um pote. Acrescente, também, pedaços de frutas cortadas em vários formatos. Peça para a criança procurar as frutas e retirá-las de dentro do pote com as mãos.
6. Caixas sensoriais
Você precisa providenciar uma caixa com areia, arroz ou outro tipo de grão. Coloque objetos e brinquedos de modo que não fiquem visíveis. Peça para as crianças colocarem a mão e identificarem o que elas encontraram. Essa atividade estimula o tato, a visão, a imaginação e também trabalha a coordenação motora.
O que achou dessas dicas de atividades sensoriais para crianças? Percebeu que são brincadeiras simples e fáceis de realizar? Então, separe os materiais e comece a se divertir com os pequenos em casa. Além dos benefícios para o desenvolvimento infantil, passar momentos agradáveis com os filhos ajuda a construir vínculos afetivos e duradouros.
Gostaria de receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!