Setembro Amarelo – Você não está sozinho!

3 minutos para ler

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) no Brasil em 2015, a fim de alertar a sociedade sobre a importância de se falar abertamente sobre o tema. O amarelo foi escolhido por representar a vida, a luz e a esperança.

Tal ação busca combater o estigma e os tabus em torno do suicídio, além de oferecer apoio e orientação para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Além disso, pretende capacitar profissionais da saúde, educadores e a comunidade em geral para identificar sinais de alerta e agir de maneira apropriada.

Desse modo, durante o mês de setembro, diversas atividades são realizadas para disseminar informações sobre a prevenção do suicídio, de modo a promover o diálogo e a conscientização sobre a saúde mental. É importante lembrar que o suicídio é um problema de saúde pública que afeta pessoas de todas as idades, gêneros e origens, mas pode ser prevenido, o que envolve o fortalecimento da saúde mental, o acesso a tratamentos adequados e o suporte emocional.

É preciso estar atento

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o número de casos de ansiedade no mundo e é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas. Esses dados enfatizam a real necessidade do trabalho que envolve as questões relacionadas à saúde mental. Por isso, essa ação é fundamental para encorajar indivíduos, famílias, comunidades e governos a se envolverem ativamente na promoção da saúde mental, mostrando que buscar ajuda é sinal de força, e não de fraqueza.

O apoio da escola

Diante das exigências do mundo contemporâneo e sabendo que apenas os conhecimentos acadêmicos não são suficientes, nós, do SMREDE, preparamos os alunos para enfrentar os desafios da vida, pois trabalhamos com o olhar voltado para o bem-estar dos alunos, das famílias e dos colaboradores e acreditamos que este é, também, um papel da escola.

Atualmente estamos realizando o projeto socioemocional intitulado “Vida minha… o mundo e eu”, iniciado neste mês de setembro, que traz reflexões sobre o autocuidado e a autopercepção acerca dos sinais de alerta relacionados a uma possível sintomatologia de dor emocional de difícil administração. Essa abordagem contribui para ações essenciais na prevenção do suicídio que estão relacionadas ao bullying, ao cyberbullying, à depressão e à ansiedade disfuncional.

Todos devem participar

Esse trabalho está direcionado, neste momento, a alunos do 6° ao 9° Ano do Ensino Fundamental II, com extrema receptividade. Porém, alunos de todos os segmentos, com estratégias adaptadas à faixa etária, são levados a uma reflexão constante sobre a importância dos sentimentos na construção do comportamento ao longo da vida.

Lembre-se: a conversa e o apoio podem fazer toda a diferença na vida de alguém que está passando por um momento difícil.

Você não está sozinho!

Autoras:

Helena C. de C. Parente Barbutti
Luciana Reis Siqueira de Oliveira Freitas
Sulamita Siliprandy Sousa
Posts relacionados

Deixe um comentário